Cabo Verde executou menos de 65% dos projetos de resposta que previa para 2021

23 de Fevereiro 2022

Cabo Verde aplicou em 2021 mais de 36 milhões de euros em projetos públicos de resposta à pandemia de Covid-19, equivalente a 64,7% do previsto inicialmente, segundo dados do Governo.

De acordo com dados compilados hoje pela Lusa a partir de um relatório do Ministério das Finanças, a execução orçamental dos projetos inscritos na resposta à Covid-19 totalizou até final de 2021 quase 4.012 milhões de escudos (36,2 milhões de euros), de um total orçamentado de 6.205 milhões de escudos (56,1 milhões de euros).

Em causa estão projetos de preparação e resposta à Covid-19 através da vacinação, de ações de prevenção da transmissão da pandemia, de reforço do setor da Educação, do apoio aos municípios no combate à doença, mas também na atribuição de apoios sociais de emergência às famílias mais carenciadas, nomeadamente trabalhadores do setor informal.

A principal parcela (40,2%) do investimento suportado de janeiro a dezembro de 2021 foi garantida através do Tesouro de Cabo Verde, enquanto os empréstimos ao Estado assumiram 39% do total e os donativos internacionais 20,8%, de acordo com o mesmo relatório do Ministério das Finanças sobre a execução orçamental.

O documento elenca entre os projetos previstos por este plano a implementação do Rendimento Social de Inclusão, por 1.071 milhões de escudos (9,7 milhões de euros), o desenvolvimento do setor de transportes marítimo interilhas durante a pandemia, avaliado em 682,8 milhões de escudos (6,1 milhões de euros), e as vacinas contra a Covid-19, por 671,6 milhões de escudos (seis milhões de euros).

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights