Açores com dois óbitos e 382 novos casos nas últimas 24 horas

27 de Fevereiro 2022

Os Açores registaram dois óbitos e 382 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas e 27 doentes hospitalizados, menos seis do que no sábado, revelou este domingo a Autoridade Regional de Saúde.

O número de mortes na região desde o início da pandemia de Covid-19 subiu, assim, para 85, depois da morte de um homem de 73 anos de Rabo de Peixe no hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel, e de outro de 78 anos, da ilha Graciosa, internado no hospital de Santo Espírito, na ilha Terceira.

“Um homem de 73 anos de idade faleceu em São Miguel, no Hospital do Divino Espírito Santo, onde estava internado desde dia 09. Era residente em Rabo de Peixe, concelho da Ribeira Grande. Não estava vacinado”, descreve a Autoridade no boletim diário.

Aquela entidade acrescenta que “outro homem com 78 anos de idade faleceu na Terceira, no Hospital de Santo Espírito, onde estava internado desde dia 12”.

“Era residente na Freguesia da Luz, da Graciosa, concelho de Santa Cruz. Não estava vacinado”, acrescenta.

Entre as 27 pessoas que continuam hospitalizadas, duas estão em cuidados intensivos.

De acordo com a Autoridade de Saúde, há 15 doentes no Hospital do Divino Espírito Santo, em São Miguel (um em cuidados intensivos), seis no Hospital de Santo Espírito da Terceira e seis no Hospital da Horta, no Faial (um em cuidados intensivos).

Os Açores têm, atualmente, 4.691 casos positivos ativos, sendo 3.116 em São Miguel, 709 na Terceira, 269 no Pico, 230 no Faial, 157 em São Jorge, 134 na Graciosa, 31 nas Flores, 27 no Corvo e 18 em Santa Maria.

Quanto aos novos 382 casos, 154 dizem respeito à ilha de São Miguel, 106 à Terceira, 44 ao Pico, 44 ao Faial, 19 à Graciosa, oito ao Corvo, seis às Flores e um a Santa Maria, resultantes de 1.726 análises.

Na ilha de São Miguel, há 90 novas infeções por SARS-CoV-2 em Ponta Delgada, 24 na Ribeira Grande, 21 na Lagoa e 19 em Vila Franca do Campo.

Na Terceira, foram identificados 59 novos casos em Angra do Heroísmo e 47 na Praia da Vitória.

O Pico tem 24 novas infeções na Madalena, 15 nas Lajes e cinco em São Roque.

O Faial identificou 44 casos no concelho da Horta.

Na Graciosa, há 19 novas infeções em Santa Cruz.

As Flores têm quatro novos em Santa Cruz e dois nas Lajes.

Nas últimas 24 horas foram registadas 765 recuperações.

Desde 31 de dezembro de 2020 e até sexta-feira, 210.383 pessoas tinham nos Açores a vacinação primária completa (89,0% da população) e 116.269 tinham já recebido a dose de reforço (49,2%).

A vacinação pediátrica regista 6.551 inoculações referentes à 1.ª dose, o que corresponde a 38,5% de um universo de 17.033 crianças entre os cinco e os 11 anos.

Desde o início da pandemia de Covid-19, o arquipélago identificou 59.755 casos confirmados de infeção por SARS-CoV-2, registando 85 óbitos, 54.638 recuperações e 972.597 testes.

As autoridades regionais dos Açores e da Madeira divulgam diariamente os seus dados em relação à pandemia, que podem não coincidir com a informação divulgada no boletim da Direção-Geral da Saúde.

A Covid-19 provocou pelo menos 5.925.534 de mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

Em Portugal, desde março de 2020, morreram 21.001 pessoas e foram contabilizados 3.251.302 casos de infeção, segundo a última atualização da Direção-Geral da Saúde.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights