Abrem candidaturas para a 4ª edição da Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo

7 de Março 2022

Acaba de ser anunciada a abertura de candidaturas à Bolsa de Investigação em Mieloma Múltiplo. Os interessados em participar nesta quarta edição devem submeter os projetos até ao final do mês de maio.

A iniciativa promovida pela Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) e a Sociedade Portuguesa de Hematologia (SPH) tem como objetivo “promover e premiar projetos de investigação nacional que contribuam para o progresso do conhecimento científico e estado da arte” do mieloma múltiplo.

Manuel Abecasis, presidente da APCL considera que a iniciativa tem um profundo contribuído para a melhoria da qualidade de vida e sobrevivência dos doentes. “Estamos muito satisfeitos por voltar a fazer parte desta iniciativa, que já é um marco na nossa associação, que assinala este ano o seu 20ª aniversário”, afirma.

“O facto de estarmos há seis anos consecutivos a promover uma bolsa de investigação na área da hematologia é revelador da importância e do sucesso desta iniciativa, em que ano após ano somos surpreendidos pelo rigor e excelência dos trabalhos apresentados, tanto nas edições de Mieloma Múltiplo, como para as duas edições em Leucemia Linfocítica Aguda. Portanto, as expetativas para este ano estão altíssimas”, conclui João Raposo, presidente da SPH.

O Mieloma Múltiplo é a segunda neoplasia hematológica mais frequente com cerca de 539 novos casos por ano. Esta patologia tem uma grande incidência a partir dos 50 anos e apresenta sintomas muito inespecíficos, que são desvalorizados ou confundidos com outras doenças mais comuns.

A iniciativa que conta com o apoio da Amgen Biofarmacêutica irá premiar atribuir ao projeto vencedor uma bolsa no valor de vinte mil euros.

Os projetos de investigação devem ser realizados por investigadores com exercício em instituições portuguesas. As candidaturas devem ser formalizadas até 31 de maio.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ministério avalia propostas das ordens nos próximos dois meses

O Governo vai avaliar nos próximos dois meses as propostas apresentadas hoje à ministra da Saúde pelas ordens profissionais, que demonstraram preocupação com a resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde (SNS), anunciou hoje a ministra.

Doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar na Europa

As doenças evitáveis por vacinação estão a aumentar nos países da União Europeia (UE) e do Espaço Económico Europeu (EEE), alertou esta segunda-feira o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) no âmbito da Semana Europeia da Vacinação.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights