Maioria das crianças sem fichas de exercícios durante interrupções de aulas

20 de Janeiro 2022

A maioria dos alunos do ensino primário em Moçambique ficou sem fichas de exercícios nas interrupções de aulas nos últimos dois anos de pandemia, segundo um relatório esta quinta-feira divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

“Apenas 16% receberam fichas de exercícios do professor”, realça a agência das Nações Unidas.

Quase dois terços das crianças “estiveram envolvidas nalgum tipo de atividade de estudo durante o período em que as aulas foram interrompidas, contudo, o acesso e uso de materiais e recursos de aprendizagem foi muito limitado”, acrescentou.

O trabalho resulta da Avaliação Longitudinal da Desistência Escolar (ALDE), o primeiro inquérito do género representativo da realidade do país sobre crianças no ensino primário, destaca a agência das Nações Unidas.

Os dados foram obtidos através de um inquérito telefónico e identifica também estratégias dos agregados familiares para lidar com a situação, sendo que a maioria relatou dificuldades.

“A pandemia tem causado choques relacionados com perturbações no rendimento familiar e na segurança alimentar para a maioria dos agregados familiares”, lê-se no documento.

Ao mesmo tempo, 76% dos encarregados de educação “expressaram preocupação em relação ao estudo dos seus filhos quando as escolas estavam fechadas”.

A avaliação resulta de uma colaboração entre a Universidade Pedagógica (UP) e o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano moçambicano.

Do mesmo trabalho resultou também um relatório sobre assiduidade e desempenho escolar, de acordo com o qual as crianças do ensino primário em Moçambique “estão ausentes da escola 39% do tempo”, em média.

Os dados são divulgados poucos antes do arranque do ano letivo, marcado para 31 de janeiro.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights