Moçambique quer vacinar 5,1 milhões de crianças contra pólio até ao final do ano

7 de Março 2022

O Ministério da Saúde de Moçambique pretende vacinar 5,1 milhões de crianças contra a poliomielite até ao final do ano, anunciou fonte oficial.

A vacinação vai começar neste mês e visa responder à eclosão desta infeção no Maláui, país vizinho de Moçambique, declarou o ministro da Saúde, Armindo Tiago, citado hoje pelo diário Notícias.

“Quando há ocorrência de casos geneticamente semelhantes num país, a Organização Mundial da Saúde classifica esse facto como havendo circulação dessa variante de vírus. Havendo a notificação de apenas um caso, eventualmente a recomendação é que se trata de uma emergência de saúde pública e o país deve tomar medidas para vacinar a sua população”, explicou Armindo Tiago.

As províncias de Niassa, Tete, Zambézia, Manica, Cabo Delgado e Nampula serão as primeiras abrangidas pela campanha, que prevê a vacinação de pelo menos 2 milhões de crianças até aos 05 anos entre março e abril.

Dados do Ministério da Saúde indicam que as províncias de Nampula e Cabo Delgado já registaram casos de poliomielite, embora seja uma variante diferente da que circula no Maláui.

Moçambique permaneceu sem registo desta infeção por 25 anos, segundo informação do Ministério da Saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Lipedema

Sofia Carvalho, cirurgiã plástica e estética da Lisbon Plastic Surgery

Impacto da dieta na DII

A alimentação é um dos temas que mais dúvidas levanta entre as pessoas que vivem com doença inflamatória do intestino (DII), nomeadamente Doença de Crohn e Colite Ulcerosa. Apesar de não ser uma causa direta da doença, acredita-se que os hábitos alimentares podem desempenhar um papel importante na forma como os sintomas se manifestam e na gestão do dia a dia da patologia.

Impacto da dieta na DII

A ciência tem vindo a demonstrar que a saúde intestinal tem uma relação direta com a saúde mental. Estudos confirmam que o intestino é um órgão essencial na produção de neurotransmissores, como a serotonina, que influenciam o humor e o bem-estar emocional.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights