Papa Francisco dispensa bispo porto-riquenho devido a posição anti-vacinas

9 de Março 2022

O Papa Francisco dispensou o bispo da diocese de Arecibo (Porto Rico), monsenhor Daniel Fernández Torres, revelou hoje o Vaticano, depois de este ter defendido a objeção de consciência à vacinação contra a covid-19.

“O Santo Padre dispensou o monsenhor Daniel Fernández Torres do cuidado pastoral da Diocese de Arecibo (Porto Rico) e nomeou Administrador Apostólico ‘ad nutum Sanctae Sedis’ [‘ao cuidado da Santa Sé’, em latim] da mesma diocese o arcebispo Álvaro Corrada del Río, bispo emérito de Mayaguez”, pode ler-se no comunicado de imprensa da Santa Sé.

Segundo os meios de comunicação social do Vaticano, a dispensa de Fernández Torres, de 57 anos, deve-se ao facto de este ter defendido a objeção de consciência à vacinação obrigatória contra a covid-19, em agosto passado, e contra as diretrizes da Congregação para a Doutrina da Fé da Santa Sé, emitidas uns meses antes.

“É possível que um fiel católico tenha objeções de consciência à alegada obrigatoriedade da vacina contra a covid-19”, disse então o bispo de Arecibo, numa declaração.

Antes disso, Fernández Torres recusou-se a transferir os seminários da sua diocese para um novo seminário, conforme aprovado pelo Vaticano há um ano, e não quis apresentar a sua demissão, pelo que o Vaticano decidiu destituí-lo, segundo a mesma fonte.

De acordo com o Código de Direito Canónico, os bispos devem apresentar a sua demissão ao Papa aos 75 anos e quando o fazem mais cedo deve ser por uma razão imperiosa, normalmente vinculada à sua saúde.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Atividade de gripe passa de tendência crescente a estável

A atividade de gripe em Portugal passou de uma tendência crescente para estável, mas verifica-se um aumento de casos de infeção provocados pelo vírus influenza A, anunciou hoje o Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA).

Casos de cólera em Angola aumentam para 422 e mortes para 24

Angola reportou, nas últimas 24 horas, mais 39 casos de cólera, totalizando 422, dos quais 80 declarados positivos, com mais dois óbitos confirmados, num total de 24, segundo o boletim informativo do Ministério da Saúde divulgado às 18:00.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights