Pelo menos 98 mortos de febre de Lassa na Nigéria desde o início do ano

17 de Março 2022

Pelo menos 98 pessoas morreram desde o início do ano de febre de Lassa na Nigéria, onde um surto desta doença hemorrágica já infetou este ano 540 pessoas, anunciou esta quinta-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em comunicado, a OMS diz que este ano já foram detetados casos de febre de Lassa em 21 dos 36 estados da Nigéria e no território da capital federal.

A febre de Lassa é uma doença viral hemorrágica endémica na África ocidental, que é transmitida aos seres humanos através de contacto com alimentos ou objetos contaminados com urina ou fezes de roedores e tem uma taxa de mortalidade de 1%.

A transmissão entre humanos ocorre através do contacto com fluidos corporais de pessoas infetadas.

Embora endémica na Nigéria, com um aumento de casos durante a época seca, entre novembro e maio, a doença está a registar um número “muito mais elevado de casos” este ano do que em épocas anteriores, segundo a OMS, que atribui este fenómeno a uma capacidade de vigilância e testagem reduzida.

Para responder a este surto, os centros de controlo de doenças da Nigéria, juntamente com a OMS e outros parceiros, ativaram um Centro de Operações de Emergência para coordenar as respostas a todos os níveis, diz o comunicado.

A OMS também mobilizou especialistas para intervir na investigação, rastreamento de contactos, comunicação de risco, estando em curso planos para reforçar os esforços e ajudar a Nigéria a controlar o surto, acrescenta.

A organização destaca também o número de casos e mortes entre profissionais de saúde, o que se deve em parte à falta de medidas adequadas de prevenção e controlo nas unidades de saúde.

A OMS tem fornecido equipamento de proteção pessoal para os profissionais de saúde, máscaras, protetores faciais, desinfetantes para as mãos e sacos de lixo como parte do seu apoio no combate à doença, pode ler-se no comunicado.

Até 27 de fevereiro de 2022, 73% dos casos foram registados em três estados – Ondo, Edo e Bauchi.

Outros estados afetados são Benue, Taraba, Kogi, Oyo, Ebonyi, Kaduna, Plateau, Cross River, Katsina, Plateau, Nasarawa, Gombe, Kogi, Enugu e Delta.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o presidente da Fundação para a Saúde – SNS, Victor Ramos. É uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades, perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights