Buitoni recolhe pizzas Fraîch’up devido a casos graves de intoxicação em França

19 de Março 2022

A marca de pizzas congeladas Buitoni, do grupo Nestlé, anunciou hoje a recolha imediata da gama Fraîch'up, em França, devido a uma "possível ligação" com casos graves de intoxicação em crianças desde janeiro por bactéria Escherichia coli.

Esta possível ligação foi apontada na sequência de análises realizadas numa investigação das autoridades de saúde a 58 casos de contaminação ocorridos em 12 regiões de França, tendo causado a morte de duas crianças.

A agência de saúde pública francesa anunciou a 12 de março que o ressurgimento de casos de contaminação grave com a bactéria E. coli causou a morte de duas crianças na França desde o início do ano.

Num comunicado de imprensa hoje divulgado, a Buitoni diz que depois de terem sido informados da presença da bactéria Escherichia coli na massa da pizza, pediram aos consumidores que compraram pizzas congeladas Fraîch’Up antes de 18 de março de 2022 para não as comer e deitar fora os produtos.

As autoridades de saúde indicaram, por seu turno, que está em curso uma investigação sobre casos de síndromes hemolíticas e urémicas graves relatados desde o início de janeiro na França, indicando que “as análises (epidemiológicas, microbiológicas e rastreabilidade) realizados sugerem, nesta fase, uma possível ligação com o consumo de pizzas congeladas da gama Fraîch’Up da marca Buitoni”.

“Não existe nenhuma ligação entre os nossos produtos e as intoxicações”, afirmou o diretor geral da comunicação da Nestlé France, Pierre-Alexandre Teulié, à agência France Presse, acrescentando que a recolha dos produtos foi “uma iniciativa da Buitoni baseada no princípio da precaução”.

A Direção-Geral de Saúde francesa, a direção da Saúde Pública, a Direção-Geral da Concorrência e do consumo de França estão a acompanhar o caso que já afetou crianças e jovens com idades entre um e 18 anos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Urgência noturna de oftalmologia em Lisboa devia ser distribuída

A responsável de oftalmologia do Hospital São José defendeu que a urgência noturna na região de Lisboa devia ser distribuída por todos os especialistas de “forma harmónica” para evitar injustiças e permitir aos hospitais captar mais profissionais.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights