Gripe aviária: Dez milhões de aves abatidas em França desde novembro

23 de Março 2022

Dez milhões de aves foram abatidas em França, desde novembro, para conter a gripe aviária, muito mais do que em anos anteriores, devido a um surto inédito na região do País do Loire, segundo dados do Ministério da Agricultura.

Este episódio é o mais severo conhecido no país, habituado a ver os casos concentrados nas explorações do sudoeste.

Desde o primeiro caso registado no norte de França, no final de novembro, cerca de 1.000 explorações foram contaminadas pelo vírus, das quais pelo menos 450 em Vendée, onde as autoridades estão a esvaziar explorações de aves através do abate massivo de animais doentes, mas também saudáveis, preventivamente.

Em algumas semanas, o balanço neste departamento, até então incólume, tornou-se muito mais pesado do que o de Landes (231), uma área de produção afetada com regularidade desde 2015.

O número de casos aumentou também nos departamentos limítrofes de Vendée: 70 em Loire-Atlantique, 58 em Maine-et-Loire.

Cerca de metade dos 10 milhões de animais abatidos em França, devido a esta crise, foi na região do País do Loire, segundo território de produção de aves francês após a Bretanha, onde dois casos foram recentemente registados.

Normalmente, as crises relacionadas com a gripe aviária ficam globalmente circunscritas ao sudoeste, em particular às explorações de patos destinados à produção de ‘foie gras’.

No ano passado, cerca de 500 focos foram detetados em quintas e 3,5 milhões de animais, essencialmente patos, foram abatidos.

No total, 34 países europeus foram atingidos pelo vírus este ano.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A má comunicação pode ser agressiva ao cidadão?

Cristina Vaz de Almeida: Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde; Doutora em Ciências da Comunicação — Literacia em Saúde. Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde. Diretora da pós-graduação em Literacia em Saúde. Membro do Standard Committee IHLA — International Health Literacy Association.

Crise de natalidade no Japão atinge o seu pico

O Japão registou, em 2024, a taxa de natalidade mais baixa de sempre, segundo estimativas governamentais e, no momento em que a geração “baby boom” faz 75 anos, o país confronta-se com o “Problema 2025”, segundo especialistas.

Cientistas detectam genótipos cancerígenos de HPV em esgotos urbanos

Cientistas uruguaios identificaram genótipos de HPV ligados ao cancro do colo do útero em águas residuais urbanas, sugerindo que a monitorização ambiental pode reforçar a vigilância e prevenção da doença em países com poucos dados epidemiológicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights