Gripe aviária: Dez milhões de aves abatidas em França desde novembro

23 de Março 2022

Dez milhões de aves foram abatidas em França, desde novembro, para conter a gripe aviária, muito mais do que em anos anteriores, devido a um surto inédito na região do País do Loire, segundo dados do Ministério da Agricultura.

Este episódio é o mais severo conhecido no país, habituado a ver os casos concentrados nas explorações do sudoeste.

Desde o primeiro caso registado no norte de França, no final de novembro, cerca de 1.000 explorações foram contaminadas pelo vírus, das quais pelo menos 450 em Vendée, onde as autoridades estão a esvaziar explorações de aves através do abate massivo de animais doentes, mas também saudáveis, preventivamente.

Em algumas semanas, o balanço neste departamento, até então incólume, tornou-se muito mais pesado do que o de Landes (231), uma área de produção afetada com regularidade desde 2015.

O número de casos aumentou também nos departamentos limítrofes de Vendée: 70 em Loire-Atlantique, 58 em Maine-et-Loire.

Cerca de metade dos 10 milhões de animais abatidos em França, devido a esta crise, foi na região do País do Loire, segundo território de produção de aves francês após a Bretanha, onde dois casos foram recentemente registados.

Normalmente, as crises relacionadas com a gripe aviária ficam globalmente circunscritas ao sudoeste, em particular às explorações de patos destinados à produção de ‘foie gras’.

No ano passado, cerca de 500 focos foram detetados em quintas e 3,5 milhões de animais, essencialmente patos, foram abatidos.

No total, 34 países europeus foram atingidos pelo vírus este ano.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

AMI e IPST promovem prevenção e dádiva de sangue no ArrábidaShopping

No Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, o ArrábidaShopping acolhe uma ação solidária com rastreios gratuitos e colheitas de sangue. A iniciativa, promovida pela AMI e pelo IPST, visa sensibilizar para a importância da saúde preventiva e do altruísmo na dádiva de sangue.

Investimento de 4 milhões em saúde nos Foros de Amora

A construção da Unidade de Saúde dos Foros de Amora arranca a 10 de abril na Quinta da Charnequinha. Este equipamento estratégico, com capacidade para 28 mil utentes e um custo de 4 milhões de euros, visa reduzir desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

Redução da mortalidade e internamentos por DPOC em Portugal, revela relatório do ONDR 2024

O Relatório do Observatório Nacional das Doenças Respiratórias (ONDR) de 2024, que acaba de ser divulgado pela Fundação Portuguesa do Pulmão (FPP), evidenciou uma tendência geral de redução nos internamentos e na mortalidade associada à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) nos últimos cinco anos, em Portugal, à exceção dos anos de pandemia (2020-2021).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights