Espanha normaliza doença suprimindo quarentena para casos ligeiros e assintomáticos

28 de Março 2022

A Espanha vai passar a tratar a Covid-19 como uma doença endémica, tendo suprimido a partir de hoje a necessidade de quarentena para os casos ligeiros e assintomáticos, passando a acompanhar apenas os doentes graves ou vulneráveis.

O país deixa de seguir todos os casos positivos de Covid-19 para se concentrar apenas em casos graves e num contexto vulnerável, uma nova fase em que o isolamento de pessoas com ou sem sintomas ligeiros, testes e rastreios generalizados terminam.

A nova “estratégia de vigilância e controlo da covid-19 após a fase aguda da pandemia”, aprovada na passada terça-feira pela Comissão de Saúde Pública, é mais um passo, segundo as autoridades espanholas, para a normalização da doença, o que implica “aceitar um certo nível de transmissão” entre as pessoas vacinadas, jovens e saudáveis e concentrar-se apenas nas pessoas mais frágeis.

O Governo espanhol já tinha indicado em janeiro passado a sua intenção de deixar de tratar a Covid-19 como uma pandemia e passar a considerá-la como uma doença endémica, cujo controlo epidemiológico se assemelhará ao da gripe.

Sendo um dos países mais atingidos pela primeira vaga da pandemia, tendo aplicado medidas rigorosas de combate à mesma desde março de 2020, Madrid justifica a mudança de estratégia por ter atualmente uma taxa de imunidade da população muito elevada e uma incidência baixa.

Além de levantar a exigência de isolamento para casos assintomáticos e leves e casos de contacto, o Governo vai também acabar com os testes de rotina para todos os casos suspeitos ou de contacto, para os limitar a indivíduos em risco (mais de 60 anos, imunodeprimidos e grávidas), pessoal de saúde e casos graves.

No entanto, os casos ligeiros de Covid-19 devem ser acompanhados com “cautela”, continuando a ser utilizadas as máscaras, que ainda são obrigatórias no interior, e limitando os seus contactos com pessoas de risco.

O Ministério da Saúde deixou há duas semanas de publicar diariamente o número de casos e mortes associadas à Covid-19 e agora só fornece esses dados duas vezes por semana.

A Espanha tem uma das taxas de vacinação mais elevadas do mundo, com 92,4% das pessoas com mais de 12 anos totalmente vacinados.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Foco de poluição detetado em praia do Algarve

Um foco de poluição foi detetado no sábado na praia de Cabanas Velhas, concelho de Vila do Bispo, no Algarve, desconhecendo-se as causas na origem deste incidente, revelou hoje a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

FNAM quer “endurecer a luta” em conjunto com todo o setor

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) decidiu hoje “endurecer a luta” contra as políticas do Governo para a saúde e vai reunir-se com os sindicatos das restantes classes profissionais do setor para definir um plano com esse objetivo.

Plano Nacional de Saúde em Movimento Arranca em Leiria

No próximo dia 14 de outubro de 2024, o Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, será o palco de lançamento do projeto “PNS em Movimento”, uma iniciativa que visa dar a conhecer o Plano Nacional de Saúde (PNS) 2030.

MAIS LIDAS

Share This