Dinamarca classifica contestação à gestão da pandemia como “extremismo”

29 de Março 2022

A Dinamarca classificou esta terça-feira as ações de contestação à gestão da pandemia de Covid-19 como “extremismo antigovernamental”, de acordo com o relatório anual dos serviços de informação dinamarqueses (PET).

No documento, o PET reconhece que apesar do extremismo em relação à gestão da pandemia “não ser uma força motriz para uma ameaça terrorista” pode contribuir para o seu surgimento.

Michael Hamann, um dos responsáveis do PET, explica que na maioria dos casos em que as autoridades foram criticadas pela gestão da pandemia, a contestação decorreu de forma pacífica.

Hamann referiu que na Dinamarca as críticas se materializaram em “ameaças ou intimidações”, enquanto noutros países existiu “planeamento ou realização de atos violentos reais”.

A doença Covid-19 provocou pelo menos 5.914.829 mortos em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse.

A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights