Linha SNS 24 atingiu valor recorde de mais de cinco milhões de chamadas no primeiro trimestre

6 de Abril 2022

A Linha SNS 24 recebeu um valor recorde de mais de cinco milhões de chamadas no primeiro trimestre de 2022, mas menos de 3% das situações foram encaminhadas para um serviço de urgência, segundo dados divulgados esta quarta-feira à agência Lusa.

Comparando com o período homólogo de 2021, em que foram registadas 1,6 milhões de chamadas, o número de chamadas atendidas nos primeiros três meses deste ano cresceu três vezes mais, segundo dados dos Serviço Partilhados do Ministério da Saúde.

Ao contrário do aumento na procura nas urgências hospitalares, os serviços não notaram um aumento substancial de chamadas para a linha em março.

“Não se verificou um acréscimo de chamadas em março de 2022 comparativamente aos meses de janeiro ou fevereiro, uma vez que durante o mês de janeiro deste ano foi registada a quinta vaga da pandemia Covid-19, tendo sido atingido o recorde de chamadas atendidas”, referem os SPMS.

Durante a pandemia, os utentes com sintomas sugestivos de Covid-19 ou com testes positivo devem telefonar para este serviço para poderem ser orientados.

Segundo os dados, em janeiro deste ano foram atendidas cerca de 3,3 milhões de chamadas, em fevereiro mais de 1,1 milhões e mais de 600 mil em março.

“Durante este período, foram encaminhados para um serviço de urgência menos de 3% dos utentes atendidos”, sublinham.

O Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde – SNS 24 através do Serviço de Triagem, Aconselhamento e Encaminhamento é responsável por avaliar e orientar os cidadãos perante um problema de saúde não emergente (por exemplo tosse, febre).

Através do contacto telefónico é feita a triagem de acordo com a situação clínica e o respetivo encaminhamento para o nível de cuidados adequado, nomeadamente autocuidados, cuidados de saúde primários, serviços de urgência, INEM ou Centro de Informação Antivenenos.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

Ana Santos Almeida: ‘avançar na promoção da saúde da mulher

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Ana Santos Almeida revela como o projeto AGEWISE revoluciona a compreensão da menopausa, explorando a interação entre o microbioma intestinal e as hormonas sexuais. Com o uso de Inteligência Artificial, o projeto promove intervenções personalizadas para melhorar a saúde das mulheres durante o envelhecimento.

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights