Moçambique regista casos de cólera após inundações

19 de Abril 2022

As autoridades moçambicanas anunciaram hoje o registo de três casos de cólera que se suspeita estarem ligados a consumo de água imprópria após inundações no vale do Zambeze, centro do país.

Os casos são os primeiros do género a serem confirmados após um surto de doenças diarreicas em Caia e Maringue, província de Sofala, disse Hassane Abdalá, médico chefe de serviços de saúde na região.

A situação está associada ao transbordo do rio Zambeze, na sequência da precipitação intensa provocada, primeiro, com a tempestade Ana, em janeiro, e com o ciclone Gombe, em março.

Segundo a mesma fonte, há vários pacientes internados e já foram abertos centros de tratamento de cólera, de forma preventiva, para despistar casos suspeitos.

Decorrem também trabalhos para identificar possíveis pontos de contaminação.

A cólera é uma doença que provoca fortes diarreias, que é tratável, mas que pode provocar a morte por desidratação se não for prontamente combatida – sendo causada, em grande parte, pela ingestão de alimentos e água contaminados por falta de redes de saneamento.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UMinho desvenda segredos do cérebro sobre prazer e aversão

Investigadores da Universidade do Minho descobriram que neurónios D1 e D2 no núcleo accumbens trabalham em conjunto para processar estímulos positivos e negativos, contrariando a visão tradicional de que seriam rivais. O estudo, publicado na Nature Communications, oferece novas perspetivas sobre o sistema de recompensa cerebral.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights