Arrancam hoje as Jornadas de Pneumologia para a Medicina Geral e Familiar

27 de Abril 2022

As 1ªs Jornadas de Pneumologia para a Medicina Geral e Familiar arrancam esta quarta-feira na Ordem dos Médicos do Porto. Para Venceslau Hespanhol o evento "é um voltar às nossas raízes". 

O Serviço de Pneumologia do Centro Hospitalar e Universitário de São João (CHUSJ) está a promover ​a realização das 1.as Jornadas de Pneumologia para Medicina Geral e Familiar (MGF). O evento tem como principal objetivo promover a partilha de conhecimentos e a discussão “sobre os temas mais marcantes da Pneumologia e o seu impacto no âmbito dos Cuidados de Saúde Primários”.

A abertura das jornadas conta com a participação do diretor de Pneumologia do Hospital de São João, Porto. Venceslau Hespanhol  lembra que “há muitos anos tínhamos anualmente um evento destes”, saudando a retoma das jornadas. Aos olhos do especialista este tipo de sessões permite a partilha de conhecimentos entre colegas.

“O impacto da Medicina Geral e Familiar é muito porque, ao fim e ao cabo, o médico de família é quem faz a gestão dos utentes. São profissionais que têm um conhecimento muito importante para os pneumologistas, já que têm acesso a informações relevante sobre a família…  Nós só vemos estes doentes em situações mais complicadas”, admite.

Neste sentido o pneumologista destaca que “a melhoria da articulação entre os cuidados de saúde primários e os serviços hospitalares permite a otimização o acesso dos doentes.”

Venceslau Hespanhol sublinha que no evento será discutido “todo um conjunto de temas que fazem uma avaliação transversal das áreas que partilhamos [médicos de MGF e pneumologistas] de forma permanente.”

As jornadas decorrem durante o dia de hoje na Ordem dos Médicos do Porto.

Os temas centrais passam pela discussão da abordagem diagnóstica na patologia respiratória; as doenças obstrutivas, pulmonares difusas e infeciosas; a patologia oncológica; os cuidados respiratórios domiciliários e ventilação; repercussão da Covid-19 no doente respiratório, entre outros.

HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights