Mais descontração e menos stress através de técnicas de Yoga combinadas

1 de Maio 2022

Uma combinação de meditação e educação ética pode aumentar o bem-estar de forma sustentável: "O intenso envolvimento consigo próprio durante as sessões de educação ética parece ter tido um efeito realmente duradouro nos participantes do estudo

O yoga é frequentemente equiparado a exercícios de alongamento acrobático que supostamente induzem relaxamento e uma melhor consciência corporal. Este benefício tem sido cientificamente comprovado. O que tem sido pouco investigado até agora é como diferentes técnicas de yoga, tais como a chamada “saudação ao sol” ou exercícios respiratórios, bem como a meditação, funcionam em combinação. Karin Matko (na imagem), investigadora associada da Cátedra Geral e Biopsicologia (Chefe: Prof. Dr. Udo Rudolph) da Universidade de Tecnologia de Chemnitz, abordou esta questão num estudo em que foi primeira autora. O Prof. Dr. Peter Sedlmeier, responsável pela Cátedra de Métodos de Investigação e Avaliação da Universidade Tecnológica de Chemnitz, e o Dr. med. Holger C. Bringmann, da Charité Berlin, colaboraram no estudo.

Na sua avaliação dos resultados de 19 meta-análises de um total de 330 estudos – uma chamada “meta-síntese” – o psicólogo descobriu que a combinação de diferentes técnicas de yoga está relacionada com os seus benefícios. Assim, uma combinação aumenta os benefícios terapêuticos ou preventivos. “Os nossos resultados, que são na sua maioria consistentes em todos os estudos que examinámos, mostram que a combinação de diferentes elementos no yoga é melhor. Em quase todos os casos, as intervenções combinadas foram superiores às intervenções mais simples”, diz Karin Matko – independentemente de o problema ser tensão arterial elevada, diabetes ou depressão. A combinação de exercícios físicos com técnicas respiratórias ou meditação foi particularmente eficaz. No entanto, houve também particularidades: “No caso da asma, por exemplo, o yoga só funciona se incluir exercícios respiratórios”, diz Matko, que é também uma professora de yoga treinada.

Os resultados também foram confirmados a título experimental
Num outro estudo, no qual Matko também foi capaz de confirmar experimentalmente este resultado. Ela comparou os efeitos de quatro combinações diferentes de yoga, meditação e os fundamentos éticos do yoga em assuntos saudáveis, sem qualquer experiência prévia: “Se se quiser evitar ou reduzir o stress, a combinação de yoga e meditação parece ser particularmente útil”, explica ela.

Além disso, Matko e os seus colegas Sedlmeier e Bringmann mostram que uma combinação de meditação e educação ética pode aumentar o bem-estar de forma sustentável: “O intenso envolvimento consigo próprio durante as sessões de educação ética parece ter tido um efeito realmente duradouro nos nossos participantes”. O investigador conclui que pode valer a pena decorar o yoga com a sua “cereja original no bolo” e praticá-lo em conjunto com a meditação ou outras práticas tradicionais.

Os resultados desta pesquisa foram publicados em linha pela LIDSEN Publishing Inc. e na Frontiers in Psychology.

Bibliografia: Matko, K., Bringmann, H. C., & Sedlmeier, P. (2021). Effects of different components of yoga: A meta-synthesis. OBM Integrative and Complementary Medicine, 6(3), Article 26.

https://doi.org/10.21926/obm.icm.2103030

Alphaalileo/NR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights