Especialistas discutem importância da prática de exercício físico e de programas de prevenção de lesões desportivas

3 de Maio 2022

Fernando Ribeiro e Mário Lopes, do Instituto de Biomedicina (iBiMED) e da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro vão participar esta quinta-feira no ciclo de conversas Cafés de Ciência “Comunidades Saudáveis”. Os especialistas vão falar sobre o exercício físico e prevenção de lesões.

Neste Café da Ciência, os especialistas vão debater a importância da prática de exercício físico e definição de programas de prevenção de lesões desportivas. Os convidados irão ainda falar sobre os estudos de investigação que têm vindo a ser feitos na Escola Superior de Saúde da UA.

Em comunicado é referido que “o risco de lesões em atletas é muito superior a profissões industriais consideradas de risco elevado”, tendo os programas de prevenção de lesões um papel essencial na incidência.

Os especialistas irão responder a perguntas como “Serão estes programas utilizados de forma generalizada? Sabia que pessoas que não fazem exercício regular podem perder até 80% da sua força muscular até aos 65 anos? E que têm risco aumentado de desenvolver doença cardiovascular? E será que isto também se verifica a quem foi atleta?”

Esta iniciativa acontece no âmbito do projeto “Comunidades Saudáveis”, financiado pela Ciência Viva.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com VIH em 2024

Cerca de oito milhões de sul-africanos viviam com o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH) em 2024, o número mais alto alguma vez registado, e cerca de 6,2 milhões estavam em tratamento, informou hoje a imprensa local.

Dia Mundial da Voz: o poder da voz na era digital

No Dia Mundial da Voz, celebrado a 16 de abril, a importância da saúde vocal e o papel da voz na era digital ganham destaque. Mais do que uma ferramenta biológica, a voz define identidades, conecta pessoas e impulsiona tecnologias como assistentes virtuais e reconhecimento de voz.

APDP realiza mais de 5 mil rastreios à diabetes tipo 1 em apenas 6 meses

A campanha “O Dedo Que Adivinha”, liderada pela APDP no âmbito do projeto europeu EDENT1FI, ultrapassou cinco mil rastreios de diabetes tipo 1 em crianças e jovens em Portugal. Em apenas seis meses, a iniciativa alcançou metade da meta nacional prevista para os próximos quatro anos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights