Estudo revela que incidência da Covid-19 nos sem-abrigo é inferior à da população em geral

4 de Maio 2022

Os dados de um estudo da Universidade Católica, realizado em parceria com o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo (NPISA) Lisboa, revelam que a incidência da Covid-19 nesta população é inferior à população em geral.

O estudo “Vulneráveis mais vulneráveis? Diagnóstico e prevenção do risco da COVID 19 e do estado inflamatório das pessoas sem-abrigo em Lisboa” foi desenvolvido pelas plataformas Nursing Research Platform – Lisboa e SalivaTec do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) da Universidade Católica Portuguesa em parceria com o NPISA Lisboa (Núcleo de Planeamento e intervenção para a pessoa em situação Sem-abrigo).

Os resultados da pesquisa apontam que a população sem-abrigo tem uma taxa de incidência de 2% enquanto a média nacional se encontra nos 18%.

Em comunicado é revelado que “das 500 pessoas em condição de sem-abrigo que integraram o estudo, os casos positivos à Covid 19 que residiam temporariamente em Centros de acolhimentos de emergência, foram isolados nas próprias instituições, após notificadas as autoridades Regionais e Locais de Saúde.”

“Outros casos positivos de pessoas em condição de sem-abrigo foram localizados na rua e encaminhadas para a Estrutura de Apoio de Retaguarda a fim de garantir o isolamento e convalescença”.

Com o alívio das medidas anticovid e a queda da máscara em espaços fechados, os especialistas são otimistas e apontam um impacto ligeiro ou nulo na incidência.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Brasil aprova vacina em dose única contra a chikungunya

As autoridades sanitárias brasileiras aprovaram hoje o registo de uma vacina em dose única contra a chikungunya, um fármaco desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights