Bolsas europeias em baixa, pressionadas pelas perdas de Wall Street

6 de Maio 2022

As principais bolsas europeias negociavam hoje em baixa, pressionadas pelas fortes baixas registadas em Wall Street, depois do Banco de Inglaterra e a Reserva Federal dos EUA (Fed) terem anunciado uma subida das taxas de juro.

Cerca das 09:00 em Lisboa, o EuroStoxx 600 caia 1,15% para 433,21 pontos, o petróleo Brent cotava-se a 111,02 dólares por barril, enquanto o euro se cotava a 1,0522 dólares.

As bolsas de Londres, Paris e Frankfurt recuavam 0,78%, 1,08% e 1,12%, bem como as de Madrid e Milão, que se desvalorizavam 1,13% e 0,72%, respetivamente.

Depois de abrir em baixa, a Bolsa de Lisboa mantinha a tendência, estando cerca das 09:00 o principal índice, o PSI, a baixar 0,67% para 5.750,79 pontos.

Como antecipado pelos analistas, o Banco de Inglaterra subiu na quinta-feira as taxas de juro de 0,75% para 1% no Reino Unido, depois da Fed ter decidido no mesmo sentido, por unanimidade, na quarta-feira uma subida de meio ponto percentual das taxas de juro para combater as pressões inflacionistas.

O aumento das taxas de juro nos EUA foi o maior aumento em mais de duas décadas e ocorreu apesar da contração do Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA no primeiro trimestre.

Na terça-feira foi a vez do Banco da Austrália, que subiu as taxas de juro para 0,35%, a primeira subida desde 2010, com o objetivo de normalizar as condições monetárias depois da covid-19 e combater a inflação.

Os analistas do Banco Singular citados pela Efe explicam que embora a decisão do Fed fosse esperada pelos mercados, “a elevada incerteza num contexto de inflação elevada e expectativas mais baixas de crescimento económico” fizeram com que os mercados bolsistas reagissem com uma correção significativa.

Nos EUA, a taxa de desemprego de abril será divulgada hoje.

Depois do afundamento de Wall Street na quinta-feira, os mercados asiáticos também foram arrastados: o Hang Seng de Hong Kong caiu 3,55% e Xangai caiu 2,32%.

No mercado da dívida, os juros das dívidas soberanas estão a abrandar a subida.

A bolsa de Nova Iorque terminou em forte baixa na quinta-feira, com o Dow Jones a cair 3,12% para 32.997,97 pontos, contra o máximo desde que foi criado em 1896, de 36.799,65 pontos, registado em 04 de janeiro.

O Nasdaq fechou a desvalorizar-se 4,99% para 12.317,69 pontos, contra o atual máximo, de 16.057,44 pontos, verificado em 16 de novembro.

A nível cambial, o euro abriu em baixa no mercado de câmbios de Frankfurt, a cotar-se a 1,0500 dólares, um mínimo desde fevereiro de 2017, contra 1,0511 dólares na quinta-feira.

O barril de petróleo Brent para entrega em julho abriu em alta no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, a cotar-se a 111,70 dólares, contra 110,90 dólares na quinta-feira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights