Especialistas reúnem-se para atualizar recomendações nacionais de cancro da mama

10 de Maio 2022

A Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS), promove dia 21 de maio, o X Consenso Nacional de Cancro da Mama. O encontro junta especialistas de diferentes áreas para para atualizar recomendações nacionais de cancro da mama.

José Carlos Marques, presidente da SPS, destaca que o evento visa “agregar profissionais de diversas áreas e debater as questões mais controversas ou para as quais existe necessidade de adaptar as recomendações internacionais à realidade nacional, de forma a uniformizar os procedimentos e criar regras comuns na prática clínica”.

Durante a manhã, serão abordados os seguintes temas: as recomendações de rastreio e diagnóstico precoce, o relatório anatomopatológico estruturado, as recomendações de abordagem da axila cN1 após neo-adjuvância e o tratamento da doença oligometastática.

No período da tarde, estarão em foco o tratamento do cancro da mama metastático luminais, o tratamento do cancro da mama metastático triplo negativo e HER2+, as recomendações de diagnóstico, tratamento e seguimento da mulher idosa, e a inteligência artificial (IA) aplicada à Senologia.

José Carlos Marques destaca ainda que esta será a primeira vez que o Consenso Nacional de Cancro da Mama apresenta um grupo dedicado à IA, adiantando que este “procura trazer o conhecimento em IA para a Senologia, não apenas nas áreas de diagnóstico, mas também no tratamento e seguimento das doentes com cancro de mama”.

O evento acolhe, em simultâneo, a Reunião de Unidades de Mama, no dia 21 de maio, no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel.

Para o desenvolvimento do X Consenso Nacional de Cancro da Mama foram criados oito grupos de trabalho multidisciplinares dedicados a diferentes áreas, que contam com especialistas de norte a sul do país.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DGS: Medidas preventivas para o tempo frio e seco em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado alertando para a continuação de tempo frio e seco em Portugal, especialmente nas regiões do interior, conforme as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Esta situação deverá persistir pelo menos até ao final da semana.

Cientistas alertam para riscos de mosquito do dengue em Portugal

Investigadores do Laboratório Associado Terra alertaram hoje para os riscos para a saúde pública da presença em Portugal do mosquito ‘Aedes albopictus’, que pode transmitir doenças virais como a dengue, a chikungunya e a Zika.

MAIS LIDAS

Share This