Especialistas reúnem-se para atualizar recomendações nacionais de cancro da mama

10 de Maio 2022

A Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS), promove dia 21 de maio, o X Consenso Nacional de Cancro da Mama. O encontro junta especialistas de diferentes áreas para para atualizar recomendações nacionais de cancro da mama.

José Carlos Marques, presidente da SPS, destaca que o evento visa “agregar profissionais de diversas áreas e debater as questões mais controversas ou para as quais existe necessidade de adaptar as recomendações internacionais à realidade nacional, de forma a uniformizar os procedimentos e criar regras comuns na prática clínica”.

Durante a manhã, serão abordados os seguintes temas: as recomendações de rastreio e diagnóstico precoce, o relatório anatomopatológico estruturado, as recomendações de abordagem da axila cN1 após neo-adjuvância e o tratamento da doença oligometastática.

No período da tarde, estarão em foco o tratamento do cancro da mama metastático luminais, o tratamento do cancro da mama metastático triplo negativo e HER2+, as recomendações de diagnóstico, tratamento e seguimento da mulher idosa, e a inteligência artificial (IA) aplicada à Senologia.

José Carlos Marques destaca ainda que esta será a primeira vez que o Consenso Nacional de Cancro da Mama apresenta um grupo dedicado à IA, adiantando que este “procura trazer o conhecimento em IA para a Senologia, não apenas nas áreas de diagnóstico, mas também no tratamento e seguimento das doentes com cancro de mama”.

O evento acolhe, em simultâneo, a Reunião de Unidades de Mama, no dia 21 de maio, no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel.

Para o desenvolvimento do X Consenso Nacional de Cancro da Mama foram criados oito grupos de trabalho multidisciplinares dedicados a diferentes áreas, que contam com especialistas de norte a sul do país.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Maioria dos médicos já atingiu as 150 horas extras nas urgências

A Federação Nacional dos Médicos (Fnam) avançou esta sexta-feira que a esmagadora maioria dos médicos que faz urgência já atingiu as 150 horas extraordinárias obrigatórias, reclamando “respostas rápidas”, porque “já pouco falta para o verão” e as urgências continuam caóticas.

Ordem convida URIPSSA e URMA para debater situação dos enfermeiros das IPSS

A Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE) formalizou esta semana um convite no sentido de requerer uma reunião conjunta entre a Ordem dos Enfermeiros, a União Regional das Instituições Particulares de Solidariedade Social dos Açores e a União Regional das Misericórdias dos Açores.

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights