Falta de financiamento do IPST coloca em causa a promoção da dádiva

11 de Maio 2022

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) denunciou esta quarta-feira a falta de financiamento por parte do Instituto Português do Sangue e da Transplantação às associações de doentes. A FEPODABES alerta que a situação “coloca em causa a promoção da dádiva , organização de sessões de colheita de sangue e Comemorações do Dia Mundial do Dador.

A federação explica que este financiamentos, ao abrigo da abrigo da Portaria 258/2013, “destinam-se a apoiar iniciativas nas áreas de informação, sensibilização, promoção da dádiva de sangue e organização de sessões de colheita de sangue.”

É com recurso sobretudo a estes apoios que centenas de associações de dadores de sangue, em todo o país, conseguem concretizar as suas iniciativas, contribuindo desta forma para a dar resposta às necessidades de sangue dos serviços de saúde em Portugal.

“Neste momento a FEPODABES e as suas associadas deviam estar já preparar a campanha de verão 2022” diz Alberto Mota, presidente da FEPODABES, “assim verifica-se que o IPST não procedeu ainda sequer à publicação do aviso de abertura de candidaturas para estes apoios financeiros. Atendendo ao prazo necessário para apresentação das candidaturas, avaliação das mesmas e transferência dos apoios, não se prevê que esta situação fique resolvida a curto prazo.”

O responsável alerta que “já há muitos dirigentes a  colocar dinheiro próprio para fazer face as despesas das associações no que toca a promoção , pagamento de electricidade , água e comunicações para manter os postos fixos de colheitas e assim garantir locais de funcionamento para o IPST e seus profissionais “.

A FEPODABES é uma instituição sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver uma atividade no âmbito da solidariedade social e humanitária no campo da dádiva benévola do sangue, promovendo a difusão da dádiva junto da população.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ordem firme na necessidade de se resolver pontos em aberto nas carreiras dos enfermeiros

O Presidente da Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros (SRRAAOE), Pedro Soares, foi convidado a reunir esta sexta-feira na Direção Regional da Saúde, no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo. Esta reunião contou com a presença de representantes dos sindicatos e teve como ponto de partida a necessidade de ultimar os processos de reposicionamento que ainda não se encontram concluídos, firmando-se a expetativa de que tal venha a acontecer até ao final deste ano.

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights