Coreia do Norte anuncia primeiro caso de covid-19

12 de Maio 2022

A Coreia do Norte detetou o primeiro caso de covid-19, desde o início da pandemia, há mais de dois anos e decretou o estado de "emergência máxima", anunciou hoje a agência de notícias estatal KCNA.

Este primeiro caso, detetado em testes efetuados no domingo, em Pyongyang, a um número não especificado de pessoas doentes e com febre, “corresponde à variante Ómicron” do coronavírus SARS-CoV-2, acrescentou a KCNA.

O líder norte-coreano anunciou a criação de um sistema de quarentena para controlar os contágios de “emergência máxima”, durante uma reunião de emergência da comissão política do Partido dos Trabalhadores, no poder.

“O objetivo é eliminar a raiz o mais rapidamente possível”, disse Kim Jong-un, citado pela KCNA.

Além de um controlo mais rigoroso das fronteiras e de medidas de confinamento, Kim pediu à população para “impedir completamente a propagação do vírus, bloqueando totalmente bairros em todas as cidades e em todos os concelhos do país”, indicou.

Todas as atividades produtivas e comerciais serão organizadas de modo a isolar cada unidade de trabalho para evitar a propagação do vírus, adiantou o líder norte-coreano.

A Coreia do Norte fechou completamente as fronteira desde o início da pandemia, há mais de dois anos, sendo esta a primeira vez que o regime norte-coreano anuncia a presença da doença no país.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a Coreia do Norte realizou, em 2020, 13.259 testes à covid, todos com resultado negativo.

A covid-19 causou mais de seis milhões de mortos e mais de 510 milhões de infeções em todo o mundo, de acordo com dados da Universidade norte-americana Johns Hopkins.

LU/SA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

IGAS processa Eurico Castro Alves

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) anunciou hoje ter instaurado em novembro de 2024 um processo ao diretor do departamento de cirurgia do Hospital Santo António, no Porto.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights