Serviço de Saúde da Madeira contratou mais de 600 enfermeiros na última década

12 de Maio 2022

O Serviço Regional de Saúde da Madeira contratou 623 enfermeiros na última década e o desemprego nesta classe profissional no arquipélago é nulo, afirmou esta quinta-feira o secretário com a tutela do Governo madeirense.

“Não há desemprego neste grupo profissional na Região Autónoma da Madeira”, afirmou Pedro Ramos à margem da cerimónia alusiva ao Dia Internacional do Enfermeiro, promovida pelo Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (Sesaram)

O secretário Regional da Saúde e Proteção Civil salientou que “nos últimos 10 anos foram contratualizados 623 enfermeiros” pelo Sesaram.

O governante apontou ainda que 80% de um total de 1.983 enfermeiros trabalham exclusivamente no Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, considerando que, com esta percentagem, “o sucesso do Sesaram será uma realidade no futuro”.

Pedro Ramos ressalvou, contudo, que “a região precisa de enfermeiros, médicos e técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica”.

De qualquer forma, disse, a Madeira tem evidenciado “uma atitude diferente” em comparação com outros sistemas no que diz respeito à valorização da carreira dos enfermeiros.

“Desde 2019 que se faz descongelamento das carreiras, que se vai ao encontro das suas remunerações, das suas promoções”, lembrou, salientando que o Governo Regional fez “um investimento que atingiu 25 milhões de euros só para regularizar a carreira profissional” dos enfermeiros.

Pedro Ramos destacou ainda a importância dos enfermeiros, “muito mais evidente na situação de exceção” da pandemia de Covid-19, tendo sido responsáveis pela testagem, vacinação, organização e planificação.

“Foi um trabalho digno, resultado da sua formação, diferenciação, dedicação e entrega à causa”, disse.

O Sesaram tem cerca de 2.000 enfermeiros ao serviço.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights