Açores antecipam segunda dose de reforço para idosos e residentes em lares

13 de Maio 2022

Os Açores vão antecipar para este mês a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para idosos com mais de 80 anos e residentes em lares, revelou esta sexta-feira o secretário Regional da Saúde.

“Estamos a trabalhar na antecipação da segunda dose de reforço, também vulgarmente designada por quarta dose da vacina contra a Covid-19, para maiores de 80 anos e residentes em lares. Esperamos poder avançar nos próximos dias”, afirmou Clélio Meneses, em declarações aos jornalistas na Horta, à margem do plenário da Assembleia Legislativa Regional.

O governante não soube precisar a data de início de administração da vacina, devido à “condição arquipelágica” dos Açores e ao facto de ainda não se saber quando vão as vacinas chegar às nove ilhas, mas mostrou-se confiante de que o processo decorra “ainda este mês”.

Quanto aos doentes imunodeprimidos, o secretário regional disse que “já podiam tomar” esta segunda dose de reforço “por prescrição médica”.

No continente, os idosos com mais de 80 anos e os residentes nos lares vão ser vacinados com a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 num processo que se inicia na próxima segunda-feira, anunciou na quinta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).

A DGS revelou ainda que as crianças e jovens entre os 12 e 15 anos com condições de imunossupressão, no âmbito da norma publicada sobre esta matéria, também passam a ser elegíveis para receber uma dose adicional de vacina, na sequência de um parecer favorável da CTVC.

“Os jovens com estas condições serão vacinados de acordo com orientação e prescrição médica”, informou a direção-geral.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Secretária de Estado visita ULS Coimbra e valida plano de inverno

A Secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, visitou hoje a ULS de Coimbra, onde conheceu as obras de requalificação da urgência e o plano de contingência para o inverno 2024/2025, que já apresenta resultados positivos na redução de afluência

Violência doméstica: Cova da Beira apoiou 334 vítimas

O Gabinete de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e de Género da Cova da Beira acompanhou, este ano, 233 casos de adultos na Covilhã, Fundão e Belmonte, e 101 crianças e jovens, num total de 334 pessoas.

MAIS LIDAS

Share This