Jaime Branco Reumatologista, professor catedrático da Nova Medical School, candidato a Bastonário da Ordem dos Médicos

O que tinha sido de nós sem os Médicos de Família?

05/19/2022

Neste dia, em que se comemora, mundialmente, a figura do Médico de Família, quero render a minha homenagem aos colegas desta especialidade que, na minha opinião, são merecedores do reconhecimento e gratidão dos cidadãos e das Autoridades.

A pandemia COVID-19, de novo em crescendo, veio, durante estes últimos dois anos, demonstrar o papel insubstituível dos médicos de família nos Serviços e Sistemas de Saúde em Portugal e no Mundo.

Apesar da clara evidência acerca da importância fundamental dos Cuidados de Saúde Primários, parecem manter-se incompreensíveis hesitações, nos decisores políticos, sobre a necessidade de maior investimento – o que não significa mais dinheiro – e de uma adequada gestão de recursos humanos nesta área.

Mas, este período de incerteza e preocupação que temos vivido veio também, se dúvidas houvesse, comprovar o fantástico trabalho que os médicos de família, na sua globalidade, realizaram a todos os níveis: seguimento de doentes, monitorização de contactos, testagem, vacinação, etc.

A todas as exigências responderam com competência, humanismo e humildade, sem esquecerem, na medida do possível, os seus doentes, sobretudo aqueles que são portadores de doenças crónicas não transmissíveis.

Os médicos de família foram um dos principais esteios (não podendo esquecer as especialidades hospitalares mais implicadas na assistência aos doentes infetados mais graves) no suporte médico e social desta grave e continuada crise de Saúde Pública.

Importa recordar que o peso assistencial, enorme e sem precedentes, suportado pelo profissionalismo dos médicos de família, originou, em muitos deles, situações de burnout/esgotamento que devem ser alvo das maiores atenções.

Os princípios hipocráticos impõem-nos o autocuidado na manutenção da nossa própria saúde, que não pode, nem deve, ser esquecido por estes Colegas.

Só assim poderão manter a Saúde e a paz de espírito, necessárias para melhor poderem cuidar dos outros.

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Risco de AVC é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) reforçou esta quinta-feira a importância de controlar a diabetes para reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A APDP alerta que o risco de acidente vascular cerebral é duas a quatro vezes maior em pessoas com diabetes.

Dia Mundial da Tuberculose

Bárbara Seabra, Interlocutora Hospitalar do Programa Nacional para a Tuberculose, Coordenadora do CDP de Matosinhos

Ispa promove estudo sobre incontinência urinária na mulher

O William James Center for Research do Ispa – Instituto Universitário apresenta um estudo com o tema “Crenças e estratégias sobre a incontinência urinária (IU): um possível papel moderador entre sintomas e função sexual e qualidade de vida”, que permitiu identificar benefícios se o tratamento tiver abordagem multidisciplinar entre médicos da especialidade e psicólogos.

Federação da paralisia cerebral sensibiliza novo PM para apoios

A Federação das Associações Portuguesas de Paralisia Cerebral (FAPPC) pediu a intervenção do novo primeiro-ministro para um conjunto de reclamações que, em alguns casos, estão inalteradas há uma década, queixando-se da falta de respostas do anterior executivo.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights