Infarmed ordena retirada do mercado de cosméticos das marcas Endocare e Real Natura

20 de Maio 2022

A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) ordenou hoje a suspensão imediata da comercialização e a retirada do mercado português de produtos cosméticos das marcas Endocare e Real Natura por conterem na sua composição um ingrediente proibido.

Os produtos contêm ‘Butylphenyl methylpropional’, um composto químico aromático considerado cancerígeno, e cujo uso em cosméticos é proibido desde o passado dia 01 de março na União Europeia.

Em comunicado, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) adianta que, no âmbito de uma ação de fiscalização, verificou que a empresa IFC Skincare Portugal – Produtos Dermatológicos, Unipessoal, Lda. ainda se encontrava a comercializar produtos cosméticos da marca Endocare (Creme tensor nutritivo, Day SPF30, Tensor ampolas, Tensor Contorno Olhos) que continham na sua composição Butylphenyl methylpropional.

Ainda no âmbito da ação de fiscalização, a autoridade do medicamento “constatou a existência no mercado nacional de produtos cosméticos da marca Real Natura, que continham na sua composição Butylphenyl methylpropional e cuja Pessoa Responsável é a empresa Real Natura, Lda”.

Entre os produtos, estão condicionadores, máscaras e champôs para o cabelo e creme para o rosto da Real Natura.

Pelas mesmas razões, o Infarmed já tinha ordenado na quarta-feira a retirada do mercado dos produtos cosméticos da marca Real Voir.

A autoridade do medicamento avisa as entidades que disponham destes produtos que não os podem disponibilizar, tal como os consumidores que os tenham não devem utilizá-los.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Novo Centro de Saúde em Amora Beneficiará 28 Mil Utentes

Amanhã, às 10h, será lançada a primeira pedra da Unidade de Saúde dos Foros de Amora na Quinta da Charnequinha. Com capacidade para atender 28 mil utentes e um investimento de 4 milhões de euros, este projeto estratégico visa mitigar desigualdades no acesso à saúde no Seixal.

FDA aprova Gepotidacina: Novo antibiótico para ITUs não complicadas

A FDA aprovou gepotidacina, o primeiro antibiótico oral de nova classe em quase 30 anos, para tratar infeções urinárias não complicadas em mulheres adultas e adolescentes a partir dos 12 anos. Baseado nos ensaios clínicos EAGLE-2 e EAGLE-3, oferece uma opção eficaz contra microrganismos resistentes.

Direito de Resposta – CNPD

Tendo por base a notícia unidade-local-de-saude-de-coimbra-controla-assiduidade-com-reconhecimento-facial, publicado acessível através do URL Unidade Local de Saúde de Coimbra controla assiduidade...

Dr. António Pedro Machado: A atualização médica contínua e os desafios da prática clínica

O Dr. António Pedro Machado, Coordenador Científico do Update em Medicina, em entrevista exclusiva ao Healthnews, destaca a importância da formação contínua na prática clínica, o papel da multidisciplinaridade e a integração de inteligência artificial na medicina. Salienta como o congresso e os cursos certificados pela DGERT capacitam médicos para desafios atuais e futuros.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights