Finalista da Faculdade de Medicina do Porto participa no encontro da Organização Mundial da Saúde

27 de Maio 2022

O estudante Francisco Pêgo, finalista da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e presidente da Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM), está a participar na Assembleia Mundial da Saúde, que está a decorrer em Genebra (Suíça).

Integrando a delegação da Federação Internacional de Estudantes de Medicina, as funções de Francisco Pêgo passam por apresentar as posições dos futuros médicos, além de participar nos eventos paralelos para intervir enquanto estudante e estabelecer contacto com eventuais parceiros.

Como a sua futura profissão passará pela promoção da Saúde Global, o estudante da FMUP acredita que “é relevante conhecer o funcionamento interno de uma organização tão preponderante como é a Organização Mundial da Saúde”.

Para Francisco Pêgo, alcançar o sucesso nesta Assembleia não só “permitiria que as escolas médicas estivessem mais representadas em delegações futuras”, como também possibilitará “criar mecanismos em que as delegações oficiais dos Estados Membros possam incluir, pelo menos, um representante jovem”.

Iniciados os trabalhos de preparação ainda em abril, os contributos do jovem português têm passado por “intervir nos debates de preparação da delegação com frequência e assertividade” e por “analisar a medicina do ponto de vista populacional, o que pode ser interessante para o tipo de discussões que há num evento destes”.

Sobre a Assembleia Mundial de Saúde

Esta Assembleia é o órgão decisório da OMS que reúne, anualmente, os ministros de saúde de todo o mundo e atores mundiais de relevo na área para fomentar sinergias e alinhar prioridades e estratégias globais em saúde.

Esta é a primeira edição presencial desde o início da pandemia de COVID-19, cujo tema é “Saúde pela Paz, Paz pela Saúde”. A Assembleia Mundial da Saúde teve início no passado domingo e prolonga-se até ao próximo dia 28 de maio.

FMUP/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights