Sanofi quer inspirar mudança nos cuidados de saúde pediátricos

1 de Junho 2022

Neste Dia Mundial da Criança, a Sanofi lançou o projeto “RSV Think Tank – Inspirar à Mudança”, de âmbito nacional, com o objetivo de tornar o vírus sincicial respiratório (RSV) prioridade na saúde pediátrica em Portugal.

Dinamizado pela MOAI Consulting, em parceria com a Associação de Apoio aos Bebés Prematuros (XXS) e a Associação Portuguesa de Economia da Saúde (APES), o “RSV ThinkTank – Inspirar à Mudança” é um projeto de investigação multidisciplinar que pretende contribuir “de forma decisiva e construtiva” para aprofundar o grau de conhecimento da realidade associada ao RSV em Portugal, de acordo com o comunicado de imprensa da Sanofi.

Com o “RSV ThinkTank – Inspirar à Mudança”, quer-se promover uma melhoria de práticas a diferentes níveis de intervenção, com o intuito de preparar o país para uma mudança no paradigma da gestão da doença. Para tal, ao longo deste ano, um grupo colaborativo de personalidades oriundas de múltiplas áreas (saúde pública, pediatria, neonatologia, enfermagem, economia da saúde, regulamentar, política e social) participará em sessões ThinkTank. A primeira reunião realizou-se no passado dia 26 de maio.

Para permitir esta mudança de paradigma em Portugal, e para que se possa fazer mais e melhor, primeiro há que conhecer a realidade nacional do RSV e o seu impacto nas famílias, na sociedade e nos serviços de saúde, defende a Sanofi.

O vírus sincicial respiratório é a causa mais comum de infeções do trato respiratório inferior, tais como bronquiolites e pneumonias, em crianças. Cerca de 20% dos internamentos em crianças abaixo dos dois anos são por bronquiolite aguda, sendo 2/3 causados pelo RSV. Este problema pode afetar qualquer criança, independentemente da sua condição de saúde, e com um grau de severidade imprevisível. Ainda não existem medidas preventivas disponíveis para todas as crianças, mas há novas soluções que estão já em fase avançada de desenvolvimento e com perspetiva de disponibilidade para breve.

Saiba mais em https://rsvthinktank.pt/.

PR/HN/Rita Antunes

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights