Médicos pedem demissão do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta

9 de Junho 2022

Perante a “situação insustentável” da prestação de cuidados do Hospital Garcia de Orta (HGO), o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) pediu esta quinta-feira ao Ministério da Saúde que decida pela demissão imediata do Conselho de Administração e direção clínica.

O sindicato considera que o conselho de administração e a direção clínica do hospital “têm sido incapazes de prever e resolver esta difícil situação” de falta de recursos humanos. O SMZS alerta que o número insuficiente de profissionais de saúde “tem levado à suspensão de vários serviços de Urgência, colocando em causa a saúde dos utentes de Almada e do Seixal”.

Em comunicado, a entidade sindical deixa fortes críticas ao diretor clínico do HGO que “não tendo sido capaz de elaborar um plano de contingência que tenha sido amplamente discutido e que pudesse ajudar na resolução dos problemas do hospital, devido à falta de médicos de várias especialidades.”

“Neste momento, o Serviço de Urgência Geral tem mais de 80 utentes internados na Unidade de Internamento Médico-Cirúrgico (UIMC) – mais do triplo da capacidade – e 30 utentes internados na Área Dedicada para Doentes Respiratórios (ADR), sem que o espaço disponível atenda com dignidade e cuide da intimidade dos doentes, não permitindo que a atividade médica assegure o devido controlo da infeção, impedindo uma avaliação clínica segura com apoio pluridisciplinar diferenciado e atempado”, lê-se na nota.

O sindicato voltou a lamentar que as escalas de urgência nas várias especialidades não estejam a ser cumpridas. “Os serviços de obstetrícia e ortopedia, muitas vezes, não têm médicos. O HGO é um hospital com urgência polivalente na saúde materno-infantil, em neurociências, na cirurgia/ortopedia e na medicina interna, com Via Verde do AVC e cardiologia de intervenção. Esta é uma situação dramática num dos principais hospitais da região.”

No comunicado, hoje divulgado, é revelado que “a situação está de tal modo grave que os doentes do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) são enviados, a partir das 18 horas, para os hospitais centrais de Lisboa, obrigando a uma travessia do Rio Tejo, com risco de atraso significativo dos cuidados de saúde necessários.”

Perante o atual cenário, Sindicato dos Médicos da Zona Sul pediu a demissão do conselho de administração do Hospital Garcia de Orta.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Ronaldo Sousa: “a metáfora da invasão biológica é uma arma contra os migrantes”

Em entrevista exclusiva ao Health News, o Professor Ronaldo Sousa, especialista em invasões biológicas da Universidade do Minho, alerta para os riscos de comparar migrações humanas com invasões biológicas. Ele destaca como essa retórica pode reforçar narrativas xenófobas e distorcer a perceção pública sobre migrantes, enfatizando a necessidade de uma abordagem interdisciplinar para políticas migratórias mais éticas

OMS alcança acordo de princípio sobre tratado pandémico

Os delegados dos Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) chegaram este sábado, em Genebra, a um acordo de princípio sobre um texto destinado a reforçar a preparação e a resposta global a futuras pandemias.

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights