Província do centro de Moçambique com cumulativo de 139 casos de cólera desde declaração de surto

14 de Junho 2022

As autoridades de Saúde da província da Zambézia, no centro de Moçambique, registaram 139 casos de cólera desde o anúncio, em maio, do surto da doença na cidade de Quelimane, sem nenhum óbito, anunciou fonte oficial.

“Até sexta-feira tínhamos em Quelimane um cumulativo de 139 casos”, disse Isaías Marcos, chefe dos serviços de saúde na Zambézia, citado pela Agência de Informação de Moçambique (AIM).

Segundo o responsável, 134 pacientes tiveram alta hospitalar e cinco ainda estão internados, devendo também receber alta.

Isaías Marcos alertou também para a ocorrência de outras doenças diarreicas, apelando para a tomada de medidas de prevenção entre as quais a “lavagem correta das mãos, promoção de jornadas comunitárias de limpeza e combate à defecação a céu aberto”.

“É preciso um esforço redobrado para conter a propagação de doenças de origem hídricas”, frisou.

As autoridades de Saúde da Zambézia declararam em maio um surto de cólera em Quelimane, capital provincial, após três anos sem a doença.

A cólera é uma doença que provoca fortes diarreias, que é tratável, mas que pode provocar a morte por desidratação se não for prontamente combatida – sendo causada, em grande parte, pela ingestão de alimentos e água contaminados por falta de redes de saneamento.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights