A primeira iniciativa é a Cerimónia do Dia do Médico, que anualmente se celebra a 18 de junho e no âmbito da qual serão entregues as medalhas de 50 anos e 25 anos de inscrição na Ordem dos Médicos.
Amanhã, a partir das 16h00, nesta cerimónia de homenagem no Colégio da Trindade (Coimbra), serão oradores: Carlos Cortes, presidente da SRCOM; Guilherme Lindeza, presidente do Núcleo de Estudantes de Medicina da Associação Académica de Coimbra – NEM/AAC; e Sara Cruz, presidente do Núcleo de estudantes de Medicina da Universidade da Beira Interior – MedUBI).
José Manuel Silva, ex-bastonário da Ordem dos Médicos, irá proferir a conferência magistral desta cerimónia de homenagem aos médicos inscritos em 1972 e 1997.
A cerimónia solene, apresentada por Liliana Constantino, membro do Gabinete de Apoio ao Médico da SRCOM, terminará com a atuação do grupo ‘Fado ao Centro’.
Para além desta cerimónia e de visitas a realizar a várias unidades de saúde, a Semana do Médico contempla a realização do simpósio em formato híbrido “As Crises Sociais e Humanitárias – O Papel do Médico”, nos dias 24 e 25 de junho, na Ordem dos Médicos, em Coimbra.
Na sessão de abertura do simpósio, serão oradores: Carlos Cortes, presidente da SRCOM; António Reis Marques, presidente do Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos; Prof. Dr. José Pedro Figueiredo, pró-reitor da Universidade de Coimbra; José Manuel Silva, presidente da Câmara Municipal de Coimbra; e Rosa Reis Marques, presidente do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Centro.
O programa do simpósio, que reunirá especialistas da ciência e da medicina de todo o país, culminará com a intervenção do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias.
PR/HN/RA
0 Comments