Especialistas e doentes juntos para debater o papel dos autocuidados

20 de Junho 2022

O papel dos autocuidados é o tema em destaque do debate que irá decorrer na próxima quinta-feira na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa. A iniciativa junta vários especialistas e doentes.

Numa altura em que o acesso aos cuidados de saúde tem estado na ordem do dia, um grupo de especialistas junta-se a doentes para debater o papel dos autocuidados não só para a melhoria dos resultados em saúde, mas também como resposta às questões de sustentabilidade, apontadas como uma preocupação.

A iniciativa é do Value for Health CoLAB (VOH.CoLAB, associação cuja missão é medir o Valor em Saúde), e conta com o apoio da Roche Sistemas de Diagnóstico.

Para Ana Londral, diretora executiva do VOH.CoLAB, “os autocuidados não devem ser vistos como um mal menor, como uma forma de colmatar lacunas em saúde, mas como resultado do reforço da informação e da literacia em saúde”.

No encontro de dia 23, além da apresentação de dois projetos de telemonitorização, que se encontram a decorrer, haverá ainda tempo para uma mesa-redonda com doentes, enfermeiros e representantes de associações de doentes, onde se falará sobre o papel do doente nestes autocuidados e para um espaço com especialistas, que irão abordar a importância da literacia e dos autocuidados.

No final deste encontro será marcado pelo lançamento do livro ‘Vou ser operado ao coração e agora? Guia para uma rápida recuperação’ da autoria de José Fragata, cirurgião cardiotorácico, com informação e ferramentas para os doentes.

PR/HN/VC

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Paula Martins de Jesus sobre o Prémio MSD de Investigação em Saúde: “Queremos fazer acontecer a Ciência”

Começa a contagem regressiva: o prazo para a submissão de candidaturas à sexta edição do Prémio MSD de Investigação em Saúde está a esgotar-se. Em entrevista ao HealthNews, a Diretora Médica da MSD Portugal realça a importância do Prémio, defendendo que os jovens médicos “são capazes de transformar o mundo”. Os projetos candidatos devem ser apresentados até dia 19 de maio, no site do Prémio MSD de Investigação em Saúde.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights