Ala pediátrica do Hospital S. João vai passar a receber doentes com música

21 de Junho 2022

Quem aceder à ala pediátrica do Hospital São João, no Porto, será recebido a partir de hoje, uma vez por semana, com música ao vivo, um projeto da Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM), revelou à Lusa a gestora.

Denominado “Música em família”, o projeto surge no âmbito do Dia Europeu da Música, e o primeiro concerto, a cargo do maestro Rui Massena, terá lugar às 12:30, no átrio da ala pediátrica, explicou Isabel Aragão.

“Trata-se de uma iniciativa inédita em Portugal que visa transformar e humanizar o ambiente hospitalar”, acrescentou a responsável, revelando que, numa primeira fase, o projeto “terá um caráter semanal, e que numa fase mais avançada, com a chegada de novos parceiros, o sonho é que passe a ser diário”.

O que se pretende, continuou, “é que as pessoas, quando chegam ao hospital para uma consulta ou um internamento, sejam envolvidas pela música, que sendo muito terapêutica, calmante e relaxante, vai baixar os níveis de ansiedade dos pais e das crianças, que serão apanhadas por aquela surpresa”.

“Por outro lado, para os profissionais que todos os dias ali trabalham, o terem música ajuda-os a relaxar, a trabalharem melhor. Daí a altura escolhida para os momentos musicais ser a hora de almoço, que é quando haverá maior concentração de profissionais de saúde”, disse.

Na informação disponibilizada à Lusa, a fundação esclarece que “pretende-se, através da realização de concertos, recitais e toda a variedade de espetáculos de natureza musical, proporcionar a partilha de momentos de fruição artística, num ambiente de convivialidade social positiva”.

Ainda segundo a nota de imprensa “estão já confirmadas as participações, em edições futuras, da Academia de Música de Costa Cabral e do Conservatório de Música da Maia, entre outros”.

Citado pelo documento, o presidente do Conselho de Administração do centro hospitalar, Fernando Araújo, defendeu que “iniciativas desta natureza têm um papel fundamental no internamento das crianças e famílias na Ala Pediátrica, do ponto de vista do bem-estar e lúdico, mas também na componente terapêutica do processo de recuperação. Neste âmbito, a FIRM tem sido um parceiro único, através da dinamização de inúmeras atividades e da participação nas várias dimensões da dinâmica hospitalar”.

Também citado, Rui Massena lembrou as “capacidades terapêuticas da música para muitas doenças, bem como a importância que tem para uma vida espiritual plena” e que ”a abertura de um espaço musical, representado de uma forma simbólica num piano, poderá contribuir para um ambiente mais sereno e amistoso durante a estadia das crianças e suas famílias, na Ala Pediátrica do Hospital de São João”.

“A pequena descompressão que a música pode operar, fazendo vibrar de uma forma positiva as emoções naquele espaço, tornando a estadia mais relaxada a quem a frequente talvez se transforme numa esperança e numa sensação de bem-estar preciosa para a cura. Assim, é com particular sentido de missão que me envolvo neste projeto organizado pela Fundação Infantil Ronald McDonald”, disse.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

DGS Define Procedimentos para Nomeação de Autoridades de Saúde

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu uma orientação que estabelece procedimentos uniformes e centralizados para a nomeação de autoridades de saúde. Esta orientação é aplicável às Unidades Locais de Saúde (ULS) e aos Delegados de Saúde Regionais (DSR) e visa organizar de forma eficiente o processo de designação das autoridades de saúde, conforme estipulado no Decreto-Lei n.º 82/2009.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights