Áustria vai acabar com vacinação obrigatória

24 de Junho 2022

O Governo austríaco anunciou esta quinta-feira que vai abandonar a política de vacinação obrigatória contra a Covid-19, depois de a ter suspendido em março, apenas um mês após ter entrado em vigor.

“Agora temos de viver com o covid, por isso vamos adotar uma série de medidas, o que significa o fim da vacinação obrigatória”, afirmou o ministro da Saúde, Johannes Rauch, numa conferência de imprensa em Viena.

A estratégia de vacinação “tinha sido posta em prática num contexto diferente”, quando as unidades hospitalares estavam sobrelotadas, explicou.

“Mas a variante Ómicron alterou as regras”, disse o ministro, adiantando que “mesmo aqueles que tinham concordado em ser vacinados estão agora relutantes em receber uma nova dose”.

Segundo Rauch, a lei não é considerada pela comissão de peritos como “medicamente ou constitucionalmente necessária” e criou “uma divisão profunda na sociedade austríaca”.

Uma medida sem precedentes na União Europeia (UE), a vacinação obrigatória entrou em vigor na Áustria a 05 de fevereiro e suscitou uma forte oposição de parte da população de nove milhões de habitantes.

As multas para quem não se vacinasse iam dos 600 aos 3.600 euros.

Mas, em março, o Governo decidiu suspender a aplicação da lei, tendo em conta o menor perigo da variante Ómicron.

“Existem atualmente muitos argumentos para dizer que esta violação dos direitos fundamentais não se justifica”, defendeu a responsável pela Constituição, Karoline Edtstadler.

Atualmente, cerca de 62% da população austríaca tem um certificado de vacinação válido, percentagem que coloca o país atrás de muitos da Europa Ocidental.

Desde o surgimento do coronavírus SARS-Cov-2 no final de 2019, na China, a Áustria registou mais de 18.700 mortes.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Prémio Inovação em Saúde: IA na Sustentabilidade

Já estão abertas as candidaturas à 2.ª edição do Prémio “Inovação em Saúde: Todos pela Sustentabilidade”. Com foco na Inteligência Artificial aplicada à saúde, o concurso decorre até 30 de junho e inclui uma novidade: a participação de estudantes do ensino superior.

Torres Novas recebe IV Jornadas de Ortopedia no SNS

O Centro de Responsabilidade Integrado de Ortopedia da ULS Médio Tejo organiza as IV Jornadas dos Centros de Responsabilidade Integrados na área da Ortopedia este sábado, 12 de abril, no Teatro Virgínia, em Torres Novas. O evento reúne especialistas nacionais e internacionais.

SPMS alerta para esquema de phishing em nome do SNS

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) alertam para um esquema fraudulento envolvendo mensagens SMS em nome do SNS. As falsas comunicações pedem atualização de registo para evitar perda de acesso aos cuidados de saúde, mas visam roubar dados pessoais ou instalar vírus.

Saúde mental prioritária: 1 psicólogo por cada 500 alunos

A nova Lei n.º 54/2025 estabelece um rácio de 1 psicólogo por cada 500 alunos nas escolas públicas e cria uma rede de serviços de psicologia no ensino superior, incluindo uma linha telefónica gratuita. Estas medidas reforçam a saúde mental e o bem-estar educacional em Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights