INSA anuncia que média de casos de Covid-19 volta a baixar para os 11.166 diários

30 de Junho 2022

A média de infeções voltou a diminuir para os 11.166 casos diários em Portugal e o Algarve é a única região com o índice de transmissibilidade (Rt) do SARS-CoV-2 acima do limiar de 1, avançou esta quarta-feira o INSA.

De acordo com o relatório semanal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) sobre a evolução da pandemia, o número médio de casos diários de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2 a cinco dias passou dos 14.714 para os 11.166 a nível nacional, sendo ligeiramente mais baixo no continente (10.349).

O documento avança ainda que a média do Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de cada pessoa portadora do vírus – entre 20 e 24 de junho foi de 0,88 no país, o mesmo valor do que no anterior relatório.

Por regiões, os dados do INSA indicam que apenas o Algarve, com um Rt de 1,02, tem este indicador acima do limiar de 1, o que “indica uma tendência crescente” de infeções pelo coronavírus que provoca a covid-19.

O Norte regista um Rt de 0,81, o Centro de 0,87, Lisboa e Vale do Tejo de 0,89, o Alentejo de 0,94, os Açores de 0,98 e a Madeira de 0,94, avança o relatório.

“Todas as regiões apresentam a taxa de incidência superior a 960 casos por 100 mil habitantes em 14 dias”, sendo a mais elevada nos Açores (2.632,1), seguindo-se a Madeira (2.592,5) e Lisboa e Vale do Tejo (2.231,3), refere o INSA, que estima que, desde o início da pandemia e até à última sexta-feira, tenham ocorrido 5.140.579 casos de infeção em Portugal.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Gémeas: Santos Silva vai depor presencialmente na comissão

O ex-presidente da Assembleia da República Augusto Santos Silva confirmou hoje à Lusa que vai depor na comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas presencialmente, rejeitando a prerrogativa de responder por escrito.

OMS vai enviar para Gaza um milhão de vacinas contra poliomielite

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou hoje que a agência vai enviar para a Faixa de Gaza um milhão de vacinas contra a poliomielite, após este vírus ter sido detetado no enclave.

ERS: entraves à vacinação de viajantes são ilegais

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) emitiu ontem um alerta de supervisão, reforçando a importância do acesso à vacinação para viajantes nos Centros de Vacinação Internacional do Serviço Nacional de Saúde (SNS)

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights