Parlamento aprova uma resolução e chumba outras 19 iniciativas sobre Saúde

1 de Julho 2022

O projeto de resolução do Livre para a criação de um programa de apoio ao regresso dos profissionais de saúde emigrados foi a única iniciativa legislativa aprovada quinta-feira no parlamento, com as restantes 19 a serem chumbadas pelo PS.

A Iniciativa Liberal (IL) agendou para esta quinta-feira um debate potestativo (obrigatório) intitulado “SOS SNS” e apresentou cinco iniciativas legislativas e para o qual Chega, BE, PCP, PAN e Livre arrastaram os seus diplomas sobre o tema.

No total, estiveram em debate e votação dez projetos de lei e outros tantos projetos de resolução apresentados por todas as bancadas parlamentares e deputados únicos, com exceção dos grupos parlamentares do PS e do PSD.

A resolução do deputado Rui Tavares, aprovada com o voto a favor de todas as bancadas e a abstenção do PCP, recomenda ao Governo a criação do Programa Regressar Saúde, com incentivos dirigidos especificamente a profissionais de saúde portugueses, caso de enfermeiros e médicos, que se encontrem emigrados e que pretendam regressar a Portugal.

As iniciativas legislativas votadas abordavam temas como a recuperação da atividade assistencial, o reforço dos médicos de família e do acesso dos utentes ao SNS, o pagamento de dívidas em atraso a fornecedores, a contratação de mais profissionais de saúde, o reconhecimento da carreira de técnico auxiliar e a proteção das grávidas, entre outros.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ERS: entraves à vacinação de viajantes são ilegais

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) emitiu ontem um alerta de supervisão, reforçando a importância do acesso à vacinação para viajantes nos Centros de Vacinação Internacional do Serviço Nacional de Saúde (SNS)

DGS e GNR juntas para promover a saúde e segurança dos idosos

A Direção-Geral da Saúde (DGS) e a Guarda Nacional Republicana (GNR) assinaram hoje um protocolo nacional de promoção de saúde e segurança junto da população idosa, visando a “diminuição do sentimento de isolamento” no verão e no inverno.

Médicos e Farmacêuticos desavindos quanto à direção de serviços de Patologia Clínica

A Ordem dos Médicos e a Ordem dos Farmacêuticos não se entendem quanto à qualificação dos profissionais que podem assegurar a direção dos laboratórios de análises clínicas dos hospitais. A Ordem dos Médicos defende que só médicos especialistas em patologia clínica. A Ordem dos Farmacêuticos denuncia que os farmacêuticos analistas clínicos estão a ser discriminados

Prazo de Validade das Receitas para Vacinas Contra a Gripe prolongado até Dezembro de 2024

No âmbito das medidas de Saúde Pública e visando facilitar o acesso à vacinação, o Gabinete da Secretária de Estado da Saúde emitiu o Despacho n.º 8435/2024, que determina que as receitas médicas prescritas exclusivamente para vacinas contra a gripe, para a época sazonal de 2024/2025, emitidas a partir de 1 de julho de 2024, serão válidas até 31 de dezembro de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights