APDP anuncia que já é membro efetivo da Aliança Global para as Doenças Crónicas

9 de Julho 2022

A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) tornou-se membro efetivo da Aliança Global para as Doenças Crónicas (NCD Alliance). A associação fala num novo passo para garantir o “melhor acesso à saúde” para as pessoas que vivem com diabetes.

Citado em comunicado, José Manuel Boavida, presidente da APDP, disse estar orgulhoso de anunciar o estatuto de membro efetivo da NCD Alliance.

“Queremos continuar a promover o combate às doenças crónicas, como é o caso da diabetes, garantindo um melhor acesso à saúde para as pessoas que com esta vivem. Este é mais um passo no caminho que continuamos a traçar para nos tornarmos numa voz cada vez mais ativa e impossível de ignorar”, defende o responsável.

De acordo com a associação, os dados da OMS apontam que as doenças crónicas matam 41 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 71% de todas as mortes no mundo.

“As doenças cardiovasculares são responsáveis ​​pela maioria das mortes (17,9 milhões), seguidas pelo cancro (9,3 milhões), as doenças respiratórias (4,1 milhões) e a diabetes (1,5 milhão). Esses quatro grupos de doenças são responsáveis ​​por mais de 80% de todas as mortes prematuras por doença crónica”, lê-se na nota.

Atendendo ao cenário das doenças crónicas, José Manuel Boavida sublinhou a importância do diagnóstico e tratamento precoce e atempado.

Fundada em 2009, a NCD Alliance engloba mais de 2 mil organizações em 170 países. Desta aliança fazem parte organizações não governamentais, associações científicas e profissionais, centros académicos e de investigação, entre outras entidades.

A NCD Alliance trabalha na sensibilização e prevenção de doenças crónicas não transmissíveis.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Promessas por cumprir: continua a falta serviços de reumatologia no SNS

“É urgente que sejam cumpridas as promessas já feitas de criar Serviços de Reumatologia em todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde” e “concretizar a implementação da Rede de Reumatologia no seu todo”. O alerta foi dado pela presidente da Associação Nacional de Artrite Reumatoide (A.N.D.A.R.) Arsisete Saraiva, na sessão de abertura das XXV Jornadas Científicas da ANDAR que decorreram recentemente em Lisboa.

Consignação do IRS a favor da LPCC tem impacto significativo na luta contra o cancro

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) está a reforçar o apelo à consignação de 1% do IRS, através da campanha “A brincar, a brincar, pode ajudar a sério”, protagonizada pelo humorista e embaixador da instituição, Ricardo Araújo Pereira. Em 2024, o valor total consignado pelos contribuintes teve um impacto significativo no apoio prestado a doentes oncológicos e na luta contra o cancro em diversas áreas, representando cerca de 20% do orçamento da LPCC.

IQVIA e EMA unem forças para combater escassez de medicamentos na Europa

A IQVIA, um dos principais fornecedores globais de serviços de investigação clínica e inteligência em saúde, anunciou a assinatura de um contrato com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) para fornecer acesso às suas bases de dados proprietárias de consumo de medicamentos. 

SMZS assina acordo com SCML que prevê aumentos de 7,5%

O Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) assinou um acordo de empresa com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que aplica um aumento salarial de 7,5% para os médicos e aprofunda a equiparação com a carreira médica no SNS.

“O que está a destruir as equipas não aparece nos relatórios (mas devia)”

André Marques
Estudante do 2º ano do Curso de Especialização em Administração Hospitalar da ENSP NOVA; Vogal do Empreendedorismo e Parcerias da Associação de Estudantes da ENSP NOVA (AEENSP-NOVA); Mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica; Enfermeiro especialista em Enfermagem Perioperatória na ULSEDV.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights