Nível de escolaridade influencia escolha de alimentação saudável

10 de Julho 2022

O nível de escolaridade dos indivíduos parece ter uma influência positiva na escolha de alimentos saudáveis, principalmente em países de baixo rendimento, de acordo com uma nova investigação que examina os dados nutricionais europeus.

Utilizando dados nacionais de 27.334 indivíduos de 12 países europeus, investigadores da Universidade de Leeds, em colaboração com a Região Europeia da Organização Mundial da Saúde para a Europa (OMS Europa), analisaram as interações entre o status socioeconómico, educação e alimentação.

O estudo, publicado no “PLOS ONE”, mostra pela primeira vez que um nível de escolaridade mais alto parece ter um efeito mitigador sobre a dieta mais pobre nos países europeus de baixo rendimento. À medida que o nível de educação individual aumenta, as opções por uma alimentação saudável também são maiores.

A má alimentação, associada a doenças não transmissíveis, como obesidade, hipertensão e doenças cardiovasculares, constitui um dos grandes problemas de saúde em toda a Europa. Em 2018, 59% dos adultos na Região Europeia da OMS tinham excesso de peso ou obesidade. As doenças não transmissíveis são a principal causa de morte, doença e incapacidade na Região.

A autora principal do estudo, Holly Rippin, refere que “o nosso estudo mostra que o rendimento per capita e a qualidade da alimentação parecem estar relacionados. A educação pode proteger contra alguns dos efeitos
negativos, a longo prazo, da má nutrição na saúde das populações”.

A co-autora do estudo, Janet Cade, professora de Epidemiologia Nutricional e Saúde Pública da Universidade de Leeds, acrescenta: “Este foi um grande esforço de colaboração no qual participaram 12 países europeus. Esperamos que os políticos utilizem estas informações para melhorar, no futuro, a sua atuação nesta área e particularmente nos grupos mais vulneráveis”.

Wiley/AO

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Klépierre lança ‘Hora Serena’ para inclusão no autismo

A Klépierre implementou a “Hora Serena” nos seus centros comerciais em Portugal, uma iniciativa que ajusta luzes e sons para criar um ambiente inclusivo para pessoas com perturbações do espectro do autismo (PEA) e hipersensibilidade sensorial.

Estudo português revela: VSR mais letal que gripe em adultos

Estudo realizado no Hospital de Matosinhos confirma que o vírus sincicial respiratório (VSR) em adultos, embora menos prevalente que a gripe, resulta em maior mortalidade, complicações e custos hospitalares, sublinhando a urgência de prevenção em quem tem mais de 60 anos.

ANDAR Celebra 30 Anos de Apoio aos Doentes com Artrite Reumatóide

A ANDAR celebra 30 anos de dedicação aos doentes com Artrite Reumatóide no Dia Nacional do Doente, a 5 de abril. A associação promove eventos em Lisboa para reforçar o apoio aos pacientes e divulga avanços terapêuticos nas suas Jornadas Científicas.

Daniel Gaio Simões Assume Liderança da Bayer Portugal

Daniel Gaio Simões é o novo Country Head da Bayer Portugal, sucedendo a Marco Dietrich. Com uma carreira sólida na indústria farmacêutica e regulamentação, assume a liderança num momento de reorganização global da Bayer, integrando o cluster ibérico sob Jordi Sanchez

SNS Abre 200 Vagas para Progressão na Carreira Farmacêutica

O Serviço Nacional de Saúde (SNS) vai abrir 200 vagas para progressão na carreira farmacêutica, incluindo 50 para avaliadores séniores e 150 para avaliadores. A medida integra um acordo entre o Ministério da Saúde e o Sindicato dos Farmacêuticos, com revisão salarial e integração de residentes.

Doença de Parkinson: BIAL expande opções terapêuticas com KYNMOBI®

A BIAL anuncia o lançamento de KYNMOBI®, o primeiro filme sublingual para tratar episódios OFF na doença de Parkinson. Disponível em Portugal e Espanha, esta solução inovadora promete alívio rápido dos sintomas, melhorando a qualidade de vida dos doentes.

Especialistas reúnem-se em Lisboa para debater linfomas e apoio ao doente

A Associação Portuguesa Contra a Leucemia (APCL) organiza, a 12 de abril, o 3.º Seminário sobre Linfomas no Auditório do Metro de Lisboa. O evento abordará desde o diagnóstico até à retoma da vida, reunindo especialistas e promovendo apoio a doentes e cuidadores.

Congresso Update em Medicina Reconhece Excelência Social

Dois projetos inovadores que promovem o acesso à saúde para mulheres migrantes e pessoas sem-abrigo foram distinguidos com o Prémio Fratelli Tutti 2025. As iniciativas já estão a transformar vidas e serão celebradas no Congresso Update em Medicina, de 30 de abril a 2 de maio, em Coimbra.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights