Enfermeiros entregam maior petição de sempre na Saúde

12 de Julho 2022

O Sindicato dos Enfermeiros (SE) irá entregar esta quinta-feira “aquela que é já a maior petição de sempre promovida na área da Saúde”. Mais de 31 mil profissionais querem ver reconhecida a Enfermagem como Profissão de Alto Risco e de Desgaste Rápido.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Pedro Costa, o estatuto de Profissão de Alto Risco e de Desgaste Rápido tem sido “justamente reconhecido a várias profissões, mas que continua a ser negado aos enfermeiros”.

Em comunicado, a entidade sindical destaca que a pandemia veio demonstrar que a Enfermagem é uma profissão de alto risco e de desgaste rápido.

“O reconhecimento do risco e penosidade da nossa profissão foi confirmado em plena pandemia, quando o Governo então em funções decidiu criar um subsídio temporário e transitório, de risco COVID-19”, explica Pedro Costa.

O responsável acrescenta que “este subsídio temporário veio evidenciar, de uma vez por todas, a possibilidade de criação de medidas compensatórias na profissão.

Mais de 31 mil enfermeiros querem ter acesso à aposentação antes da idade legalmente definida. “É uma medida mais do que justa, por tudo o que temos dado ao país ao longo da nossa carreira”, conclui Pedro Costa.

PR/HN/Vaishaly Camões

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SNS: Erros do Passado, Desafios do Futuro

Sérgio Bruno dos Santos Sousa
Mestre em Saúde Pública
Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM
Gestor Local do Programa de Saúde Escolar na ULSM

Nomeados por Trump representam perigo para Saúde e Segurança

Se forem confirmados pelo Senado, vários dos nomeados pelo presidente eleito Donald Trump para o seu governo representam perigos para a Saúde e Segurança dos Estados Unidos, devido à falta de formação, experiência e promessas alarmantes, disseram à Lusa analistas políticos. 

MAIS LIDAS

Share This