Ética, lealdade e respeito no centro das celebrações na final do XXVI Fair Play Menarini International Award

12 de Julho 2022

No dia 8 deste mês, a cerimónia de entrega de prémios da edição de 2022 do Fair Play Menarini International Award, em Castiglion Fiorentino (Itália), foi uma celebração dos valores do desportivismo organizada pela Fundação Fair Play Menarini.

Ética, lealdade e respeito voltaram a estar no centro das celebrações, através das personalidades desportivas que, no dia da grande final, se tornaram oficialmente embaixadores da mensagem deste Prémio.

Esta distinção voltou a proporcionar a oportunidade de reconhecer e partilhar o melhor da cultura desportiva, hasteando, ao mesmo tempo, a bandeira dos ideais universais, das histórias de sucesso, do altruísmo e da esperança, da luta contra a discriminação e da amizade, apesar das diferenças.

“Estamos satisfeitos por termos recompensado campeões que, durante as suas carreiras, foram os portadores de princípios muito importantes, tais como ética, lealdade e respeito”, afirmaram Lucia e Alberto Giovanni Aleotti, acionistas e membros do conselho de administração da Menarini. “Inspirados por estes últimos dias, esperamos vê-los a todos na próxima edição, para que possamos continuar a elevar os valores do fair play, cada vez mais alto”, acrescentaram.

A final desta celebração de fair play, apresentada por Lorenzo Dallari e Rachele Sangiuliano e transmitida em direto no Sportitalia, contou com a presença de Federica Pellegrini, vencedora do primeiro ouro olímpico na história da natação italiana, e subiram ao palco os ex-futebolistas Roberto Donadoni e Massimo Ambrosini.

Os presentes no evento acolheram calorosamente os australianos Casey Stoner e Ian Thorpe, campeões de atletismo e de natação, respetivamente, e o ex-jogador de futebol Fabrizio Ravanelli, vencedor do Prémio Especial Paolo Rossi na categoria “Youth Role Model”, apresentado pela esposa de “Pablito”, Federica Cappelletti.

Na categoria “Fair Play”, estiveram também na ribalta a campeã de saltos para a água Tania Cagnotto, Marco Bracci, estrela do voleibol, e a campeã olímpica de tiro ao alvo de San Marino, Alessandra Perilli, bem como as jovens estrelas em ascensão desta edição: Vito Dell’Aquila, campeão de taekwondo, e Stefania Constantini, a primeira medalha olímpica de Itália no curling em duplas mistas. Já na categoria “Sport beyond Sport”, duas placas foram para a dupla do esqui alpino paraolímpico Giacomo Bertagnolli e Andrea Ravelli. Completando a lista dos novos embaixadores do Fair Play Menarini, o jornalista Giorgio Porrà recebeu o Prémio Especial Franco Lauro “Narrating Emotions”.

“Com a conclusão desta última edição, que foi inteiramente gerida pela nossa Fundação, estamos a avançar com uma missão que acreditamos ser crucial: utilizar o mundo do desporto para difundir ideais que esperamos ganhar cada vez mais terreno, em toda a nossa vida quotidiana”, comentou Antonello Biscini, Valeria Speroni Cardi e Ennio Troiano, membros da direção da Fundação Fair Play Menarini. “Já estamos a pensar na próxima edição, mas não queremos deixar de agradecer aos campeões galardoados e a todos os que contribuíram para o sucesso do XXVI Prémio Internacional Fair Play Menarini”, concluíram.

Vencedores

Carreira em Fair Play: ROBERTO DONADONI; Fair Play: MASSIMO AMBROSINI; Desporto para além do Desporto: GIACOMO BERTAGNOLLI e ANDREA RAVELLI; O gesto: MARCELO BIELSA; Desporto e Vida: CASEY STONER; Lifetime Achievement in Sport: MARCO BRACCI; Figura lendária: IAN THORPE; SUSTENIUM Energia e Coração – Figura Lendária: FEDERICA PELLEGRINI; Paolo Rossi Prémio Especial Modelo Jovem: FABRIZIO RAVANELLI; Valores Sociais no Desporto: VITO DELL’AQUILA; Promoção do Desporto: ALESSANDRA PERILLI; Um sorriso para a vida: TANIA CAGNOTTO; Valores Educativos no Desporto: STEFANIA CONSTANTINI; Franco Lauro Special Award Narrating Emotions: GIORGIO PORRÀ; Fiamme Gialle Special Award Study and Sport: BEATRICE CORADESCHI.

PR/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

ULSVDL adota solução inovadora para gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

No âmbito da candidatura ao Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) “DIR@2020 – Desmaterializar, Integrar e Robotizar”, a Unidade de Reprocessamento de Dispositivos Médicos (URDM) da Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões (ULSVDL) deu um passo importante para otimizar os seus processos, ao implementar uma solução de gestão e rastreabilidade do instrumental cirúrgico

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights