Misericórdia da Covilhã lança concurso de 2,3 milhões de euros para requalificar antigo hospital

12 de Julho 2022

 A Santa Casa da Misericórdia da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, lançou concurso público no valor de 2,3 milhões de euros para a adaptação do antigo hospital em estrutura residencial para idosos (ERPI), num projeto centrado nas demências.

A abertura do concurso foi hoje publicada em Diário da República e determina um período de 60 dias para a apresentação de propostas, enquanto o prazo de execução da obra é de 19 meses.

Aprovado no âmbito da Medida “Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais” do Programa de Recuperação e Resiliência, este equipamento pretende assegurar uma resposta mais especializada na área da demência e terá capacidade para 74 utentes, segundo anunciou a Misericórdia da Covilhã numa nota publicada na página oficial das redes sociais.

“Estamos, passo a passo, a reconstruir a forma de pensar e atuar no processo de envelhecimento e nas demências, em particular. Vamos construir uma resposta de excelência, na cidade da Covilhã – uma residência sénior, com serviços específicos, para 74 pessoas com doenças neurodegenerativas”.

A informação detalha ainda que serão criados 32 novos postos de trabalho diretos.

“Pretendemos criar uma unidade residencial, uma resposta integrada e específica para a pessoa com doença neurodegenerativa em particular, de forma a maximizar a sua qualidade de vida, autonomia, independência e segurança”, descreveu aquela instituição, que tem como provedor Neto Freire.

Segundo está descrito, “a par do desenvolvimento de uma intervenção farmacológica, será desenvolvida, nesta residência, uma outra vertente não-farmacológica, que prevê o conjunto de intervenções que visam maximizar o funcionamento cognitivo e o bem-estar da pessoa”.

“Será priorizada a intervenção baseada na estimulação cognitiva e sensorial, tais como a terapia de validação, a musicoterapia, a terapia das reminiscências, a risoterapia, ‘snoezelen’, a aromaterapia, entre outros”.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

APDP apresenta projeto “Comer Melhor, Viver Melhor” no Parlamento Europeu

Uma alimentação que privilegie um maior consumo de produtos vegetais, quando planeada equilibradamente, pode contribuir para melhorar os resultados em saúde nas pessoas com diabetes tipo 2, evidencia o projeto “Comer Melhor, Viver Melhor”, apresentado pela APDP no Parlamento Europeu no passado dia 18 de abril.

SIM recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou hoje que recebeu 65 candidaturas às Bolsas Formativas para apoio à frequência de cursos habilitadores à Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Abertas inscrições para as jornadas ERS

A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) vai realizar no próximo dia 23 de maio a terceira edição das Jornadas ERS – Direitos e Deveres dos Utentes dos Serviços de Saúde. As inscrições já se encontram abertas.

CUF assegura cuidados de saúde a atletas do Rio Maior Sports Centre

A CUF e a DESMOR celebraram um protocolo de cooperação que assegura a articulação do acesso dos atletas em treino no Rio Maior Sports Centre a cuidados de saúde nos hospitais e clínicas CUF. O acordo foi formalizado a 30 de abril no Centro de Estágios de Rio Maior.

Finalistas do concurso “Três Minutos de Tese” da UAlg já são conhecidos

A apresentação pública das candidaturas selecionadas na primeira fase do concurso “Três Minutos de Tese (3MT-UAlg)” vai realizar-se no dia 11 de maio, às 14h30, no anfiteatro 1.5 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha. Foram selecionados 25 candidatos, dos 53 que se apresentaram a concurso.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights