Tanzânia investiga doença misteriosa que já provocou três mortos

14 de Julho 2022

A Tanzânia enviou uma equipa de médicos e especialistas em saúde para o sudeste do país para investigar uma doença misteriosa que matou três pessoas, anunciaram as autoridades.

A doença, cujos sintomas incluem hemorragias nasais, febre, dores de cabeça e fadiga, foi detetada na região de Lindi, disse Aifello Sichalwe, diretor-geral da Saúde.

“O Governo reuniu uma equipa de profissionais que ainda estão a investigar essa doença desconhecida”, disse Sichalwe, em comunicado, pedindo à população que se mantenha calma.

Um total de 13 casos foi detetado, três dos quais resultaram em óbitos.

Sichalwe acrescentou que os pacientes testaram negativo para Ébola, vírus Marburgo e a Covid-19. Um deles está curado enquanto os outros estão em confinamento solitário.

O Gana detetou dois casos suspeitos do vírus Marburgo, uma febre hemorrágica quase tão mortal quanto o Ébola, na semana passada.

Numa reunião religiosa realizada na terça-feira, a Presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, afirmou que a doença “estranha” detetada em Lindi pode ter sido causada por “interações crescentes” entre humanos e animais devido à degradação ambiental.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

UpHill conecta registos de saúde na UE

A empresa portuguesa UpHill lidera o i2X, projeto europeu que conectará dados de saúde de 3 milhões de cidadãos em 12 países da UE. Com €8 milhões de financiamento, a iniciativa visa melhorar a qualidade dos cuidados médicos e a interoperabilidade dos registos eletrónicos.

Renato Nunes: “A Reabilitação Deve Estar na Primeira Linha dos Cuidados de Saúde”

Em entrevista ao HealthNews, Renato Nunes, médico fisiatra e presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, partilha a sua perspetiva sobre o Dia Mundial da Saúde, cujo tema este ano é “Inícios Saudáveis, Futuros Cheios de Esperança”. Renato Nunes aborda a importância da reabilitação médica na promoção do bem-estar e na qualidade de vida dos doentes, destacando a necessidade de uma abordagem integral e atempada nos cuidados de saúde, explorando o papel da reabilitação na recuperação, os desafios enfrentados pelos serviços de saúde e a relevância de políticas públicas que valorizem esta área essencial da medicina.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights