Diabéticos têm maior probabilidade de apanhar constipações ou gripes? É falso

17 de Julho 2022

Existem muitas dúvidas sobre as doenças crónicas e, no caso da diabetes, há uma questão que se tem vindo a repetir: os diabéticos têm maior probabilidade de contrair o vírus da gripe ou de apanhar uma constipação?

Na verdade, não existe uma maior probabilidade, mas estes doentes crónicos integram o grupo de “maior risco clínico” para a toma da vacina da gripe, estipulado pela Direção-Geral da Saúde.

A Associação Americana de Diabetes esclarece que há duas razões que justificam a recomendação para os doentes tomarem a vacina da gripe. Primeiro, “qualquer doença pode tornar a diabetes mais difícil de controlar” e, segundo, as “pessoas com diabetes que apanhem gripe têm maior probabilidade de desenvolver complicações sérias”.

Também o Centro norte-americano para Controlo e Prevenção da Doença (CDC, na sigla inglesa) sublinha que a gripe poderá resultar na “hospitalização e às vezes até morte” dos doentes diabéticos. Além disso, a diabetes “pode fazer com que o sistema imunológico tenha menor capacidade para combater as infeções”.

Por essa razão, a vacinação contra a gripe é uma recomendação para doentes com diabetes. A inoculação irá proteger o paciente contra o vírus influenza e diminui a probabilidade de desenvolver doença grave, reduzindo assim o risco de internamento. Segundo o CDC, que cita um estudo, a vacinação reduz 79% a hospitalização de diabetes.

Caso o doente com diabetes apanhe gripe, deverá permanecer em casa, limitando o contacto com outras pessoas para evitar contágios. Além disso, deverá manter a sua medicação regular para a doença – seja insulina ou medicamentos orais – testar os níveis de glicose no sangue a cada quatro horas, beber líquidos sem calorias e tentar alimentar-se normalmente. É também importante controlar o peso todos os dias – uma vez que a perda de peso é sinal de níveis elevados de glucose no sangue – e medir a temperatura de manhã ou à noite para identificar possíveis sinais de infeção.

Assim, apesar de a diabetes não aumentar a probabilidade de o paciente apanhar constipações ou ser infetado pelo vírus da gripe, estas doenças podem ter manifestações mais graves entre os pacientes diabéticos.

Texto publicado ao abrigo da parceria entre a plataforma de Fact Checking Viral-Check e o Heathnews.pt

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights