Cientistas desenvolvem um novo analgésico não opióide com menos efeitos colaterais

24 de Julho 2022

Composto promissor benziloxi-ciclopentiladenosina (BnOCPA) demonstrou ser um analgésico potente e seletivo em sistemas de modelo de teste

Uma equipe de cientistas, coliderada por investigadores da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Warwick, investigou um composto chamado BnOCPA (benziloxi-ciclopentiladenosina), considerado um analgésico potente e seletivo que não é viciante em sistemas de modelo de teste. BnOCPA também tem um modo de ação único e potencialmente abre um novo pipeline para o desenvolvimento de novos medicamentos analgésicos.

A pesquisa da equipe de Warwick, juntamente com colegas da Universidade de Cambridge, Universidade de Berna, Universidade Monash, Universidade de Coventry e colaboradores industriais, foi publicada na Nature Communications em um artigo intitulado “Ativação seletiva de Gαob por um agonista do recetor de adenosina A1 provoca analgesia sem depressão cardiorrespiratória”.

No Reino Unido, entre um terço e metade da população relatam dor crónica moderada a gravemente incapacitante. Essa dor tem um impacto negativo na qualidade de vida e muitos dos analgésicos comumente usados ​​produzem efeitos colaterais. Drogas opióides, como morfina e oxicodona, podem levar ao vício e são perigosas em overdose. Há, portanto, uma necessidade não atendida de novos e potentes medicamentos analgésicos.

Muitos medicamentos agem por meio de proteínas na superfície das células que ativam moléculas adaptadoras chamadas proteínas G. A ativação de proteínas G pode levar a muitos efeitos celulares. O BnOCPA é único, pois ativa apenas um tipo de proteína G, levando a efeitos muito seletivos e, assim, reduzindo potenciais efeitos colaterais.

Mark Wall, na imagem, da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Warwick, que liderou a pesquisa, disse: “A seletividade e a potência do BnOCPA tornam-no verdadeiramente único e esperamos que, com mais pesquisas, seja possível gerar analgésicos potentes para ajudar pacientes a lidar com a dor crónica”.

O professor Bruno Frenguelli, principal investigador do projeto, da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Warwick, disse: “Este é um exemplo fantástico de serendipidade na ciência. Não tínhamos expectativas de que o BnOCPA se comportasse de maneira diferente de outras moléculas de sua classe, mas quanto mais analisamos o BnOCPA, descobrimos propriedades nunca vistas antes e que podem abrir novas áreas da química medicinal”.

O professor Graham Ladds, co-investigador principal do projeto, da Universidade de Cambridge, disse: “Esta é uma história incrível que analisa o viés agonista de um GPCR. O BnOCPA não tem apenas o potencial de ser um novo tipo de analgésico, mas também nos mostrou um novo método para direcionar outros GPCRs na descoberta de medicamentos”.

NR/HN/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana.

Vírus respiratórios antecipam época de maior risco para grupos vulneráveis

Especialistas alertam para o aumento precoce de casos de rinovírus, adenovírus e VSR, que afetam sobretudo idosos e doentes crónicos. A antecipação da vacinação contra a gripe e a adoção de medidas preventivas simples surgem como estratégias determinantes para reduzir complicações e evitar a sobrecarga dos serviços de urgência durante o pico epidémico.

Sword Health assume liderança do consórcio de inteligência artificial do PRR

A Sword Health é a nova entidade coordenadora do Center for Responsible AI, um consórcio financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, substituindo a Unbabel. A startup afirma ser atualmente a que mais investe no projeto, com uma taxa de execução de 76% a oito meses do prazo final. O cofundador, André Eiras, adianta que a transição, já aprovada pelo IAPMEI, confere à tecnológica portuguesa maior responsabilidade na liderança de projetos das Agendas Mobilizadoras

Consórcio de IA atinge 80% de execução com 19 produtos em desenvolvimento

O consórcio Center for Responsible AI, liderado pela Sword Health, revela que 80% do projeto financiado pelo PRR está executado, restando oito meses para concluir os 19 produtos em saúde, turismo e retalho. Investimento realizado supera os 60 milhões de euros, com expectativa de gerar mais de 50 milhões em receitas até 2027.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights