Cientistas desenvolvem um novo analgésico não opióide com menos efeitos colaterais

24 de Julho 2022

Composto promissor benziloxi-ciclopentiladenosina (BnOCPA) demonstrou ser um analgésico potente e seletivo em sistemas de modelo de teste

Uma equipe de cientistas, coliderada por investigadores da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Warwick, investigou um composto chamado BnOCPA (benziloxi-ciclopentiladenosina), considerado um analgésico potente e seletivo que não é viciante em sistemas de modelo de teste. BnOCPA também tem um modo de ação único e potencialmente abre um novo pipeline para o desenvolvimento de novos medicamentos analgésicos.

A pesquisa da equipe de Warwick, juntamente com colegas da Universidade de Cambridge, Universidade de Berna, Universidade Monash, Universidade de Coventry e colaboradores industriais, foi publicada na Nature Communications em um artigo intitulado “Ativação seletiva de Gαob por um agonista do recetor de adenosina A1 provoca analgesia sem depressão cardiorrespiratória”.

No Reino Unido, entre um terço e metade da população relatam dor crónica moderada a gravemente incapacitante. Essa dor tem um impacto negativo na qualidade de vida e muitos dos analgésicos comumente usados ​​produzem efeitos colaterais. Drogas opióides, como morfina e oxicodona, podem levar ao vício e são perigosas em overdose. Há, portanto, uma necessidade não atendida de novos e potentes medicamentos analgésicos.

Muitos medicamentos agem por meio de proteínas na superfície das células que ativam moléculas adaptadoras chamadas proteínas G. A ativação de proteínas G pode levar a muitos efeitos celulares. O BnOCPA é único, pois ativa apenas um tipo de proteína G, levando a efeitos muito seletivos e, assim, reduzindo potenciais efeitos colaterais.

Mark Wall, na imagem, da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Warwick, que liderou a pesquisa, disse: “A seletividade e a potência do BnOCPA tornam-no verdadeiramente único e esperamos que, com mais pesquisas, seja possível gerar analgésicos potentes para ajudar pacientes a lidar com a dor crónica”.

O professor Bruno Frenguelli, principal investigador do projeto, da Escola de Ciências da Vida da Universidade de Warwick, disse: “Este é um exemplo fantástico de serendipidade na ciência. Não tínhamos expectativas de que o BnOCPA se comportasse de maneira diferente de outras moléculas de sua classe, mas quanto mais analisamos o BnOCPA, descobrimos propriedades nunca vistas antes e que podem abrir novas áreas da química medicinal”.

O professor Graham Ladds, co-investigador principal do projeto, da Universidade de Cambridge, disse: “Esta é uma história incrível que analisa o viés agonista de um GPCR. O BnOCPA não tem apenas o potencial de ser um novo tipo de analgésico, mas também nos mostrou um novo método para direcionar outros GPCRs na descoberta de medicamentos”.

NR/HN/Alphagalileo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

Abertas candidaturas para o Prémio Grünenthal Dor 2023

A Fundação Grünenthal premeia anualmente trabalhos de investigação clínica ou básica, a quem atribui um prémio no valor de 7500 euros. O período de apresentação de candidaturas decorrerá até 30 de maio de 2024.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights