Um novo método de aprendizagem pode ajudar pessoas com autismo a melhorar a perceção visual

8 de Janeiro 2023

Um novo estudo da Universidade de Tel Aviv propõe um novo método de aprendizagem para pessoas com autismo que pode acelerar o processo e melhorar significativamente as capacidades de perceção visual.

De acordo com os investigadores, melhorar a capacidade de perceção visual de pessoas com autismo é muitas vezes um desafio, que geralmente requer uma preparação longa e fastidiosa, juntamente com desafios adicionais que caracterizam o autismo, como a capacidade de aplicar conhecimentos a novas situações.

O novo método proposto pelos investigadores baseia-se na utilização de “flashes de memória”: expor o indivíduo à tarefa aprendida por apenas alguns segundos. Em comparação com a prática de ensino padrão, assente na repetição prolongada de tarefas, o novo método parece melhorar as capacidades de perceção visual e facilitar a generalização de aprendizagens.

O estudo, publicado na revista Current Biology, foi conduzido pela estudante de doutoramento Shira Klorfeld-Auslender e pelo Professor Nitzan Censor, da Universidade de Tel Aviv, em colaboração com o Prof. Ilan Dinstein e a sua equipa da Universidade Ben-Gurion.

“(…) os métodos de ensino padrão ainda defendem uma abordagem em que a prática mais longa equivale a melhor aprendizagem: se quiser tocar piano, deve praticar por muitas horas todos os dias”, disse Censor. E acrescentou: “Identificámos um mecanismo de aprendizagem alternativo que usa ‘flashes de memória’ – uma breve exposição a uma tarefa que já foi aprendida – para assimilar e generalizar a habilidade desenvolvida.”

No estudo, a equipa de investigação analisou 30 adultos com autismo solicitados a aprender uma tarefa visual. No entanto, em vez de repetirem a tarefa por muito tempo a cada dia, os participantes aprenderam a tarefa em profundidade no primeiro dia e foram expostos ao estímulo visual por apenas alguns segundos nos dias seguintes.

No final do processo, o desempenho melhorou significativamente, em cerca de 20 a 25%.

Além disso, perante tarefas em novos contextos, os participantes que aprenderam o novo método tiveram melhor desempenho. Ou seja, souberam generalizar os conhecimentos aprendidos na primeira tarefa.

Pode ler o estudo aqui.

AlphaGalileo/HN/RA

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada hoje, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights