Vice-presidente do Governo dos Açores quer saúde pública a coexistir com privados

20 de Agosto 2022

O vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, defendeu hoje um Sistema Regional de Saúde que “coexista” com a iniciativa privada e social, mas sem esquecer que a resposta pública é "a joia da coroa".

Citado numa nota divulgada no ‘site’ do Governo Regional dos Açores, Artur Lima considera que o Serviço Regional de Saúde do futuro deve “servir os açorianos por igual, privilegiar a humanização dos cuidados ao doente e corresponder às necessidades dos doentes deslocados, porque são os doentes a razão da sua existência”.

Para o governante, que esteve hoje presente no encerramento do Fórum Saúde 2030, que decorreu em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, não se pode “ter hesitações quanto à defesa intransigente do Serviço Regional de Saúde, o porto seguro não só para muitos açorianos das ilhas mais pequenas, como também para açorianos das ilhas com hospital” que, por vezes, necessitam de outro tipo de cuidados no exterior da região.

O Serviço Regional de Saúde, salienta, “tem que ser liderante para servir os açorianos com equidade, num sistema que coexista em articulação com a iniciativa privada e social, mas sem olvidar que a resposta pública é – e deverá continuar a ser – a joia da coroa, no que respeita a cuidados de saúde”.

Assim, as parcerias que poderão ser estabelecidas entre Serviço Regional de Saúde e setores privado e social devem acontecer não para satisfazer “as necessidades” destes últimos, “mas tão só e apenas quando se revele necessário atender às necessidades dos doentes”, acrescenta Artur Lima.

Na nota, o vice-presidente do Governo Regional dos Açores (de coligação PSD/CDS-PP/PPM) defende também um Serviço Regional de Saúde “moderno que assegure aos utentes cuidados de saúde assentes em valores como o humanismo ou a proteção da dignidade do doente”.

“Oferecer cuidados mais humanizados é tratar com respeito o doente, atendê-lo a tempo e horas, responder com eficácia às necessidades de tratamento ou intervenção cirúrgica”, refere.

No texto, Artur Lima deixa ainda um elogio ao trabalho e empenho de todos os profissionais de saúde e gestores hospitalares, destacando, em particular, nesta matéria, “o bom exemplo” que tem sido dado pelo Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Relativamente à área da solidariedade social, o responsável destaca as respostas “inovadoras e diferenciadas” que têm sido desenvolvidas para acompanhar os doentes deslocados e as respetivas famílias.

“São estes os doentes que sofrem mais e, por isso, deve o Governo dos Açores continuar atento ao que precisam. Foi o que fizemos já este ano com a inauguração de uma casa de acolhimento para doentes deslocados no norte do país”, num investimento de mais de meio milhão de euros, lembra.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Confiança: o pilar da gestão de crises na Noruega

A confiança foi essencial na gestão da pandemia pela Noruega, segundo o professor Øyvind Ihlen. Estratégias como transparência, comunicação bidirecional e apelo à responsabilidade coletiva podem ser aplicadas em crises futuras, mas enfrentam desafios como polarização política e ceticismo.

Cortes de Ajuda Externa Aumentam Risco de Surto de Mpox em África

O corte drástico na ajuda externa ameaça provocar um surto massivo de mpox em África e além-fronteiras. Com sistemas de testagem fragilizados, menos de 25% dos casos suspeitos são confirmados, expondo milhões ao risco enquanto especialistas alertam para a necessidade urgente de políticas nacionais robustas.

Audição e Visão Saudáveis: Chave para o Envelhecimento Cognitivo

Um estudo da Universidade de Örebro revela que boa audição e visão podem melhorar as funções cognitivas em idosos, promovendo independência e qualidade de vida. Intervenções como aparelhos auditivos e cirurgias oculares podem retardar o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Défice de Vitamina K Ligado a Declínio Cognitivo

Um estudo da Universidade Tufts revela que a deficiência de vitamina K pode intensificar a inflamação cerebral e reduzir a neurogénese no hipocampo, contribuindo para o declínio cognitivo com o envelhecimento. A investigação reforça a importância de uma dieta rica em vegetais verdes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights