Cuba confirma primeiro caso de Monkeypox num turista italiano em estado crítico

22 de Agosto 2022

Cuba confirmou este domingo o primeiro caso de Monkeypox no país, num turista italiano que se encontra em estado crítico, anunciou o Ministério da Saúde Pública cubano.

O homem está “em estado crítico, com perigo de vida”, disse o ministério, num comunicado de imprensa citado pelo Granma, o órgão oficial do comité central do Partido Comunista Cubano.

O turista chegou ao país em 15 de agosto e, durante os dois dias seguintes, visitou vários locais nas províncias ocidentais do país.

No dia 17, começou a apresentar sintomas da doença e no dia seguinte foi aos serviços de saúde, devido à persistência dos sintomas.

Os sintomas agravaram-se entretanto, exigindo transferência urgente para hospitalização e tratamento intensivo, e o homem chegou ao hospital em paragem cardiorrespiratória, da qual recuperou, embora permaneça em cuidados intensivos.

“A investigação epidemiológica está a ser realizada e as ações de controlo de surtos estão a ser realizadas, de acordo com o protocolo aprovado para lidar com esta doença no país”, acrescentou a declaração.

Os sintomas mais comuns da doença varíola dos macacos são febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas.

Uma pessoa que esteja doente deixa de estar infeciosa apenas após a cura completa e a queda de crostas das lesões dermatológicas, período que poderá, eventualmente, ultrapassar quatro semanas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Luís Meira diz que Força Aérea não tinha meios para ajudar INEM

O presidente demissionário do INEM revelou hoje que quando o instituto foi forçado a reduzir o serviço de helicópteros durante a noite, no início do ano, contactou a Força Aérea, que disse não ter meios para poder garantir a resposta necessária.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights