Sindepor “relativamente satisfeito” com reunião no Ministério da Saúde

24 de Agosto 2022

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) saiu hoje “relativamente satisfeito” da reunião que manteve no Ministério da Saúde sobre os processos de avaliação de desempenho e progressão nas carreiras, disse à Lusa o presidente da estrutura.

De acordo com Carlos Ramalho este foi um dos temas em que se verificaram progressos, no âmbito de um protocolo de negociação iniciado em maio e que deverá ficar concluído em 14 de setembro.

“Hoje o ministério entregou um documento que teremos ainda de analisar bem, mas algumas das propostas que fizemos estão lá”, afirmou o dirigente, referindo que uma dessas propostas é que todos os enfermeiros sejam notificados sobre a forma como decorreram os seus processos de avaliação de desempenho pelas instituições em que trabalham.

Questionado pela Lusa, o presidente do sindicato garantiu que o impacto desta medida nas carreiras dos enfermeiros será “importantíssimo”.

A atribuição de pontos e a respetiva progressão na carreira é, para o sindicato, uma matéria que deve merecer “uma clarificação abrangente” para garantir que ninguém fica de fora: “Há com certeza muitos enfermeiros que já poderiam ter progredido há vários anos e isso tem impacto nos salários”.

Os enfermeiros queixam-se de que as instituições terão usado critérios diferentes, pelo que exigem que as entidades patronais informem os trabalhadores sobre a forma como decorreu o seu processo de avaliação, uma vez que o país “é o mesmo”, frisou.

Em causa estão os percursos profissionais desde o congelamento das carreiras, em 2004.

“Queremos ver isto resolvido até 14 de setembro”, disse Carlos Ramalho no final de uma reunião com a secretária de Estado da Saúde, Maria de Fátima Fonseca, avançando que há outras matérias que gostaria de negociar posteriormente, por não estarem incluídas no presente protocolo.

Em julho, o sindicato apresentou a proposta para revisão da avaliação dos enfermeiros e manifestou-se convicto num acordo sobre a progressão nas carreiras até setembro.

Durante a manhã, também o Sindicato dos Enfermeiros (SE) esteve à mesa das negociações no Ministério da Saúde, com o qual espera chegar em breve a um acordo sobre a reposição dos pontos para efeitos de progressão na carreira.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group

Rui Afonso é o novo partner da ERA Group, consultora especializada em otimização de custos e processos para as empresas. Com mais de 25 anos de experiência em gestão de negócios, vendas e liderança de equipas no setor dos dispositivos médicos, reforça agora a equipa da ERA Group em Portugal, trazendo a sua abordagem estratégica, motivação e paixão pelo setor da saúde. 

Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte lança “Ritmo Anárquico”, programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular

A Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação Norte vai lançar a campanha “Ritmo Anárquico”, um programa de rastreios gratuitos à fibrilação auricular na região norte do País. A iniciativa vai arrancar na sede da Fundação Portuguesa de Cardiologia, no Porto, no dia 4 de abril, com rastreios a decorrer entre as 10h00 e as 13h00 e as 14h00 e as 17h00.

Fórum da Saúde Respiratória debate a estratégia para a DPOC em Portugal

Com o objetivo de colocar as doenças respiratórias como uma prioridade nas políticas públicas de saúde em Portugal, terá lugar no próximo dia 9 de abril, das 9h às 13h, no edifício Impresa, em Paço de Arcos, o Fórum Saúde Respiratória 2025: “Doenças Respiratórias em Portugal: A Urgência de Uma Resposta Integrada e Sustentável”.

Gilead, APAH, Exigo e Vision for Value lançam 4ª Edição do Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem

O Programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem anuncia o início da sua 4ª edição, reforçando o compromisso com a promoção da cultura de Value-Based Healthcare (VBHC) em Portugal. Esta edição conta com um novo parceiro, a Vision for Value, uma empresa dedicada à implementação de projetos de VBHC, que se junta à Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH), EXIGO, Gilead Sciences, e ao parceiro tecnológico MEO Empresas.​

Medicamento para o tratamento da obesidade e único recomendado para a redução do risco de acontecimentos cardiovasculares adversos graves já está disponível em Portugal

O Wegovy® (semaglutido 2,4 mg), medicamento para o tratamento da obesidade, poderá ser prescrito a partir do dia 1 de abril de 2025 em Portugal, dia em que a Novo Nordisk iniciará a sua comercialização e abastecimento aos armazenistas. O Wegovy® estará disponível nas farmácias portuguesas a partir do dia 7 de abril.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights