Especialista destaca importância do parceiro na jornada do cancro da próstata

25 de Agosto 2022

De acordo com o médico Sanches Magalhães, do Instituto de Terapia Focal da Próstata, “após o diagnóstico inicial de cancro da próstata, os parceiros são a principal fonte de calma e de estabilidade na procura de mais informações.”

O especialista revela que a maioria dos homens que procuram o Instituto de Terapia Focal da Próstata, com diagnóstico de cancro da próstata e recomendação de tratamento, são incentivados “pelos parceiros ou esposas a encontrarem informações mais detalhadas e a explorarem as alternativas disponíveis.”

Sanches Magalhães explica que após o diagnóstico da doença é provável que existam mudanças significativas nos relacionamentos íntimos, acabando por afetar a saúde mental, sexual e urinária dos doentes.

“É aqui que o aconselhamento profissional pode realmente ajudar um casal a explorar o balanço entre a gestão da doença e a saúde sexual, e o que isso significa para o bem-estar e para as necessidades sexuais de cada indivíduo”, frisa.

“Uma discussão básica sobre sexualidade e intimidade é importante e muitas vezes esclarecedora para questões pré-existentes. Na minha experiência, os parceiros ficam muito satisfeitos em poderem ter uma voz ativa no processo”, conclui Sanches Magalhães.

A doença oncológica está entre as principais causas de morte em Portugal.

PR/HN/

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Hospital de Castelo Branco exige reclassificação na referenciação pediátrica

A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco discorda da sua classificação como Hospital de Nível IB na proposta da Rede de Referenciação Hospitalar em Pediatria. A instituição alega que a categorização não reflete a sua capacidade assistencial e já solicitou formalmente uma reclassificação para Nível IIA, invocando uma estrutura pediátrica consolidada e uma oferta diferenciada.

Bupa avança em Portugal com primeira clínica dentária em Gaia

A Bupa inaugurou a sua primeira clínica dentária em Portugal, no El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia. Com sete gabinetes e tecnologia de ponta, como TAC e scanner intraoral, a abertura marca a expansão do grupo no mercado português, que até agora se dedicava aos seguros de saúde. Iñaki Peralta, CEO para Europa e América Latina, destaca a aposta num modelo de cuidados inovador e personalizado.

Novos fármacos para cancro da mama avançado acentuam dilema no acesso

A abundância de novos medicamentos para o cancro da mama avançado, apresentada na conferência ABC8 em Lisboa, coloca um problema ético e financeiro aos sistemas de saúde. Especialistas, liderados por Fátima Cardoso, receiam que o custo elevado e a falta de comparação direta entre terapias possam agravar as assimetrias no acesso a tratamentos entre países e mesmo dentro das próprias fronteiras nacionais.

Projetos de saúde distinguidos com bolsas de consultoria

A 4ª edição do programa Mais Valor em Saúde – Vidas que Valem distingue quatro projetos do SNS. Cada um receberá 50 mil euros em consultoria especializada. A cerimónia de entrega, no dia 18, inclui um debate sobre a aplicação prática dos princípios de Value-Based Healthcare, com a presença de representantes da DGS e de associações de doentes.

Comunicar sem Voz: Uma Resposta Digital ao Silêncio Clínico

A Unidade Local de Saúde de Braga implementou o projeto ‘Comunicar sem Voz’, utilizando a aplicação MagicContact em tablets. A ferramenta permite a doentes submetidos a cirurgias como laringectomias expressarem necessidades e emoções, mitigando a ansiedade e promovendo o seu conforto durante o internamento.

Congresso online sobre saúde da grávida e do bebé regressa em novembro

A décima edição do Baby Health Summit, dedicada à saúde da grávida e do bebé, realiza-se a 22 de novembro, das 10h00 às 13h00, em formato digital e gratuito. Com o tema “O Meu Parto: informação é confiança”, o evento conta com especialistas de pediatria, enfermagem neonatal, direito e biotecnologia, além de interpretação em língua gestual portuguesa

GSK e ViiV Healthcare promovem encontro anual com associações de doentes

A 13.ª edição do Encontro Anual GSK/ViiV Healthcare com Associações de Pessoas com Doença realiza-se a 21 de novembro, no Auditório GSK em Miraflores. O evento, que também será transmitido online, junta especialistas, representantes de doentes e responsáveis políticos para debater temas como equidade no acesso aos cuidados de saúde, segurança no fornecimento de medicamentos e sustentabilidade dos sistemas de saúde. A iniciativa visa capacitar as associações de doentes e fomentar soluções colaborativas num contexto de transformação global.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights