Presidente do Sindicato dos Enfermeiros quer substituição imediata da ministra

30 de Agosto 2022

O presidente do Sindicato dos Enfermeiros (SE) defendeu a substituição imediata da ministra da Saúde, que apresentou esta terça-feira a sua demissão, salientando que estão a decorrer negociações com o Ministério.

“Esperamos e desejamos que a mudança de titular da pasta da Saúde não afete estas negociações, que duram há quatro meses”, alertou Pedro Costa, para quem a demissão de Marta Temido não constituiu uma surpresa, uma vez que “era algo anunciado”.

Em comunicado, o dirigente sindical disse esperar que a substituição da ministra da Saúde “não se arraste no tempo”, tendo em conta que os enfermeiros estão a negociar com o Ministério várias matérias relativas à valorização da carreira.

“O primeiro-ministro deveria ter a capacidade de substituir Marta Temido de imediato, de forma a minimizar a instabilidade crescente no Serviço Nacional de Saúde (SNS)”, referiu ainda Pedro Costa.

Marta Temido apresentou a demissão por entender que “deixou de ter condições” para exercer o cargo.

A demissão, já aceite pelo primeiro-ministro, foi noticiada de madrugada, mas hoje de manhã fonte oficial do gabinete de António Costa disse à Lusa que a substituição da ministra da Saúde “não será rápida”, adiantando que o chefe do Governo gostaria que fosse esta governante a concluir o processo de definição da nova direção executiva do SNS.

De acordo com o presidente do SE, a saída de Marta Temido do Ministério “deve ser encarada pelo Governo como a oportunidade de finalmente recuperar e relançar o SNS”.

Quanto ao sucessor da ministra, Pedro Costa defendeu que deve ser “alguém motivado para resolver as carências e premências do SNS, criando condições para contratar mais profissionais de saúde, valorizando as carreiras do setor, em especial a de enfermagem, e com capacidade de diálogo com as estruturas representativas da classe”.

“É de consenso geral que a grande marca de Marta Temido é a gestão da crise de covid-19, algo reconhecido até internacionalmente, mas, infelizmente, antes e depois disso, foi incapaz de resolver um único problema no SNS, apenas de apresentar remendos atrás de remendos”, lamentou Pedro Costa.

Marta Temido iniciou funções como ministra da Saúde em outubro de 2018, sucedendo a Adalberto Campos Fernandes, e foi ministra durante os três últimos executivos do Partido Socialista.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

SIM diz que protocolo negocial com tutela será assinado em maio

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) anunciou esta sexta-feira que o protocolo para iniciar as negociações com o Governo será assinado em maio, esperando que ainda este ano se concretize um calendário de melhoria das condições de trabalho dos médicos.

Victor Ramos: SNS precisa de uma “equipa de pilotagem”

O Serviço Nacional de Saúde precisa de um órgão de coordenação técnica e estratégica que não se confunda com a equipa política, defende o anterior presidente da Fundação para a Saúde, Victor Ramos. Trata-se de uma equipa de pilotagem de um serviço extremamente complexo, “muito necessária para evitar os ziguezagues, sobretudo descontinuidades e perdas de memória”.

Lucro da Sanofi cai 43% para 1.333 ME no 1.º trimestre

A Sanofi, empresa que opera na área da saúde e que tem presença em Portugal, registou 1.333 milhões de euros de lucro no primeiro trimestre, uma descida de 43,2% relativamente aos primeiros três meses de 2023, foi anunciado.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights