Estilos de vida, tecnologia e envelhecimento no pós-pandemia na Feira do Livro de Lisboa

9 de Setembro 2022

A NOVA Medical School, da Universidade NOVA de Lisboa, a Fundação Amélia de Mello e a Principia Editora juntam-se para o lançamento das obras Saúde e Estilos de Vida, Novas Tecnologias em Saúde e Desafios do envelhecimento para a Saúde, a Economia e a Sociedade, que terá lugar no dia 10 de setembro, na Feira do Livro de Lisboa (Auditório Nascente). A apresentação estará a cargo de Jaime Branco, António Rendas, Henrique Mota e Jorge Quintas.

Como está a saúde dos portugueses? Que impacto têm os estilos de vida da população na qualidade da sua saúde?  De que modo os avanços tecnológicos vão melhorar a qualidade da prestação dos cuidados de saúde? Que desafios enfrentará a comunidade médica perante uma sociedade cada vez mais envelhecida?

Reflexões que se encontram reunidas nas obras Desafios do envelhecimento para a Saúde, a Economia e a Sociedade e Saúde e Estilos de Vida coordenadas pelo Professor Jaime Branco, Professor Catedrático da NOVA Medical School (NMS) e, respetivamente, pela Professora Helena Canhão, Diretora da NMS e pela Professora Conceição Calhau, Professora Catedrática e Subdiretora da NMS, e produzidas com o apoio da Fundação Amélia de Mello, no âmbito das comemorações dos 150 anos do nascimento do industrial Alfredo da Silva.

Também o livro Novas Tecnologias em Saúde, coordenado pelos Professores José Paulo Santos e Ricardo Vigário, da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, cujo prefácio esteve a cargo do Professor Jaime Branco, aborda a importância do avanço tecnológico, não só em todas as tarefas administrativas relacionadas com a Saúde, como na melhoria da precisão diagnóstica e do tratamento, nomeadamente o cirúrgico, apelando a uma capacitação cada vez maior de toda a classe médica.

Os três livros reúnem contribuições científicas de investigadores da Universidade NOVA de Lisboa e de outras instituições académicas nacionais, que aqui trazem uma análise sobre a saúde dos portugueses num contexto pós-pandémico e em que fica provado que até nesta situação de risco infecioso viral generalizado as atitudes e os comportamentos individuais são os maiores influenciadores, determinantes para a proteção das pessoas e das populações. Do mesmo modo, a pandemia por SARS COV2, que assolou a Europa e todo o mundo desde o início do ano de 2020, veio mostrar, de forma inequívoca, a vulnerabilidade dos grupos etários mais idosos.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DGS: Medidas preventivas para o tempo frio e seco em Portugal

A Direção-Geral da Saúde (DGS) emitiu um comunicado alertando para a continuação de tempo frio e seco em Portugal, especialmente nas regiões do interior, conforme as previsões meteorológicas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Esta situação deverá persistir pelo menos até ao final da semana.

Cientistas alertam para riscos de mosquito do dengue em Portugal

Investigadores do Laboratório Associado Terra alertaram hoje para os riscos para a saúde pública da presença em Portugal do mosquito ‘Aedes albopictus’, que pode transmitir doenças virais como a dengue, a chikungunya e a Zika.

MAIS LIDAS

Share This